A Secretaria de Meio Ambiente do Estado garantiu serviço para a cidade após pedido do parlamentar. Reunião realizada na quarta-feira (30), na capital, acertou detalhes para realização do trabalho, da nova ETA e poluição.
VOLTA REDONDA / RIO DE JANEIRO
Todo ano é a mesma luta em todas as cidades margeadas pelo Rio Paraíba do Sul. Volta Redonda não fica de fora e sempre tem comunidade que sofre com enchente, durante as chuvas. Uma conquista importante feita pelo vereador Rodrigo Furtado (PSC/Podemos) para um mutirão de limpeza em córregos e afluentes da cidade. O vereador confirmou o pedido na tarde de quarta-feira (30), na secretaria de Meio Ambiente no Rio de Janeiro, durante a visita.
O parlamentar esteve com o subsecretário de Meio Ambiente, José Ricardo Brito, que garantiu que o serviço será feito em Volta Redonda. “Estamos apontando os locais que vão precisar do trabalho do Limpa Rio, para desassorear os córregos e afluentes. Esse trabalho é muito importante para evitar enchentes no período de chuvas de fim de ano. Com isso, evitar que nossas famílias ribeirinhas, que vivem às margens dos rios e córregos, vão pode ficar mais aliviados”, comemorou Rodrigo.
O vereador ainda conversou sobre a promessa para a construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), em parceria entre o governo do Estado com a prefeitura. “O Estado fez a parte dele. Agora é o Saae-VR que precisa dar andamento no projeto para a obra sair do papel. A cidade precisa e pode tratar mais água, pois atende a demanda de bairros na divisa, que pertecem a Barra Mansa e Barra do Piraí. Todo mundo sai ganhando e a prefeitura vai arrecadar mais e não vamos sofrer com falta de água no mesmo período”, frisou Rodrigo.
O vereador ainda aproveitou a visita para falar sobre o problema da CSN e do pó que afeta a cidade. “Pedimos atuação para que a CSN traga soluções efetivas sobre o problema. A empresa precisa cumprir o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e cuidar da destinação dos rejeitos que ficam no pátio de escória da Harsco. Tudo isso precisa ser revertido em obras para melhoria da qualidade de vida da população. Um problema crônico que existe há décadas e com soluções imediatas a serem tomadas. Um plano de ação precisa ser criado. A prefeitura tira o corpo fora e nada acontece. Eu estou trabalhando e não vou descansar até que algo seja feito”, cobrou Rodrigo sobre a poluição.