Representantes das prefeituras de Itatiaia, Barra Mansa e Piraí, da ADR Lider Vale (Agência de Desenvolvimento Regional Lider Vale Médio Paraíba) e da concessionária CCR RioSP, que administra a rodovia Presidente Dutra, realizaram na sede da FIRJAN, em Volta Redonda, nesta quarta-feira (23/08) a primeira reunião do Grupo de Trabalho ADR / CCR RioSP. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Ribeiro Xavier, participou do encontro, que discutiu as futuras intervenções que acontecerão no Sul Fluminense, no trecho entre Itatiaia e Piraí.
Segundo ele, além de elucidar várias dúvidas, foi possível ainda apontar alguns pontos críticos e alinhar a busca de uma solução comum, para minimizar os transtornos que serão gerados pelo volume de obras na região, o que vai afetar os municípios nos próximos anos, quando serão implantados novos retornos, passarelas e terceira e quarta faixas na maior parte do trajeto.
- De fato, concretizamos a efetivação do Grupo de Trabalho entre CCR RioSP e ADR, o que mantém as portas abertas para opinarmos e participarmos sobre a transformação que a Rodovia promoverá em nossa região. Haverá enormes ganhos para as cidades, pois são obras de porte significativo. Porém, também haverá transtornos e precisamos nos planejar para isso, buscando alternativas para minimizar os impactos e investindo em caminhos alternativos, para minimizarmos os engarrafamentos que certamente enfrentaremos nos próximos anos - conta Xavier.
O deputado Tande Vieira, que participou da reunião, adianta que é necessário debater questões como uma nova ligação entre Itatiaia e Resende (com ponte sobre o Rio Paraíba do Sul na altura da Comunidade Terra Livre, passando pela ArcelorMittal e saindo na RJ-161), ligação entre Penedo e Itatiaia, ligação Penedo - São Caetano, em Resende, conclusão da ponte Surubi - Bulhões, pavimentação dos 18km da RJ-143 entre Quatis e Amparo e construção de outra ligação entre Floriano e a região central de Barra Mansa.
“Prefeituras, Governo do Estado, Governo Federal e demais atores precisam discutir, com urgência, este planejamento. Vou propor uma audiência pública sobre esta questão na Alerj já para as próximas semanas e já adianto o convite para todos os interessados”, disse.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia lembra que a concessão, prevista para durar três décadas, deve investir cerca de R$ 25 bilhões ao longo dos próximos anos. Segundo ele, as intervenções mais significativas vão acontecer principalmente nos primeiros nove anos, e devem resolver, por exemplo, gargalos da Via Dutra, como a Serra das Araras.
“Só ali será investido em torno de R$ 1 bilhão. Itatiaia possui um trecho significativo cortado pela Via Dutra e vamos buscar contribuir com ideias e sugestões para minimizar os eventuais impactos para nossos munícipes e empresas aqui instaladas”, conclui.