Advertisement

Dia dos Pais: 76% dos bares e restaurantes do Rio esperam aumentar o faturamento

 

(Crédito: Imagem de Drazen Zigic no Freepik)

 

A chegada do Dia dos Pais vem trazendo boas expectativas para o setor de bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ), 76% dos estabelecimentos esperam aumentar o faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, coletados no mês de julho, também revelaram que, apesar de 25% terem tido prejuízo, 44% declararam ter tido lucro e 30% trabalharam em equilíbrio em comparação a última pesquisa.

 

"Apesar da data não ter o mesmo impacto do Dia das Mães, podemos sim esperar um crescimento do movimento para o setor no Dia dos Pais. Vemos com entusiasmo as perspectivas de aumento de faturamento dos empresários de alimentação fora do lar nesse período. Porém, a situação ainda é preocupante para o setor como um todo e necessita de atenção, visto que muitos ainda têm dívidas em atraso, como empréstimos, dívidas com impostos ou fornecedores, e empréstimos contratados", afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

 

De acordo com o estudo, mais de um terço das empresas consultadas, o equivalente a 38%, têm dívidas em atraso, como empréstimos, dívidas com impostos ou fornecedores, número que mostra uma redução de 12% em relação ao último levantamento. Destas, 76% devem impostos federais, 38% impostos estaduais, 31% encargos trabalhistas/previdenciários, 24% taxas municipais, 31% a serviços públicos (como água, luz, gás e telefone), 9% a fornecedores de insumos e 36% devem aluguel.


 

A pesquisa mostra ainda que 61% dos estabelecimentos tomaram algum tipo de financiamento. 61%, quase dois terços, das empresas consultadas têm empréstimos contratados hoje, sendo 79% por captação de crédito no PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Atualmente a inadimplência do programa é de 25%, número superior à média do programa, que é de 4%. Já outros 9% ainda não começaram a pagar as parcelas.

 

Os resultados mostram uma mistura de desafios e oportunidades para os bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Embora as dívidas com impostos, fornecedores ou empréstimos ainda sejam a realidade para muitos, o Dia dos Pais se apresenta como uma chance de aumentar o faturamento e caminhar para uma melhora de cenário.


 

Para mais informações, acesse o site da Abrasel RJ.