Iniciativa pretende fortalecer a rede de educadores, referência na abordagem STEAM em todo o país
Professoras e professores de todo o país, de instituições públicas e privadas, da Educação Básica ao Ensino Superior, têm até o próximo dia 23 de agosto, quarta-feira, para se inscreverem na Comunidade de Educadores Liga STEAM – Coorte 2023, que selecionará 50 educadores que tenham interesse em inovar práticas pedagógicas e impactar redes públicas de ensino por meio da abordagem STEAM. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site Liga STEAM.
“Nosso objetivo é possibilitar o desenvolvimento de projetos STEAM com impacto real nas comunidades e redes em que os educadores estão inseridos”, explica Lilian Bacich, da Tríade Educacional, referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à abordagem STEAM. “Os educadores selecionados receberão treinamento específico para se tornarem referência em STEAM, fortalecendo a disseminação dessa abordagem educacional. Para isso, serão incentivados a compartilhar materiais que embasam estudos e pesquisas sobre a educação STEAM no Brasil,” diz ela.
A Comunidade de Educadores Liga STEAM – Coorte 2023 se encaixa dentro da Liga STEAM, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. Lançada em 2022 pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM promove a abordagem STEAM em escolas brasileiras por meio do Prêmio Liga STEAM que, em 2023, recebeu inscrições de quase mil professores de redes públicas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do programa de Formação de Educadores. Os projetos vencedores do prêmio, desenvolvidos em conjunto por professores e alunos, ganham laboratórios de robótica, brinquedotecas e prêmios em dinheiro, que devem ser revertidos em benfeitorias e equipamentos para as escolas. Já para a Formação de Educadores, para 2023 e 2024, a iniciativa visa capacitar 2.500 professores da rede pública na abordagem STEAM em doze municípios brasileiros, além de selecionar, entre as instituições participantes, escolas para serem fortalecidas por meio de equipamentos audiovisuais e de robótica.
50 horas de treinamento gratuito e on-line
O programa de formação da Comunidade de Educadores Liga STEAM – Coorte 2023 terá 50 horas de duração, é gratuito e on-line. O programa se divide em três etapas. Na primeira, que acontecerá entre setembro e dezembro de 2023, os educadores selecionados terão contato com temáticas sobre educação STEAM. Na segunda, serão oferecidas duas sessões de mentoria em grupo para a implementação do Projeto STEAM planejado na primeira etapa. A previsão é que os encontros aconteçam entre fevereiro e maio de 2024.
Na terceira etapa, os participantes deverão produzir relatos de práticas com base nas ações implementadas nas instituições e/ou redes públicas de ensino. Esses conteúdos ficarão disponíveis de forma gratuita para livre acesso, com o objetivo de ampliar e fortalecer a disseminação da abordagem STEAM no Brasil. Os encontros de alinhamento serão realizados até junho de 2024. Ao final do programa, os integrantes da Comunidade de Educadores Liga STEAM receberão a certificação de Educadores STEAM.
O que é a Liga STEAM
A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal.
O que é STEAM
STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.