A Secretaria de Saúde, por meio Centro de Atenção Psicossocial Rubens Alves Viana (CAPS) está realizando o Projeto "Mães que ensinam". A iniciativa tem por objetivo capacitar mães e familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e afins, para lidarem melhor com os desafios que as condições impõem, baseando-se na ABA - Análise Aplicada do comportamento.


A análise envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança possa adquirir independência e melhor qualidade de vida possível.


A capacitação acontece durante encontros mensais realizados toda primeira sexta-feira do mês, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro. Durante os encontros mães, familiares e cuidadores recebem orientações de um profissional especializado do CAPS. Dentre os assuntos abortados estão, comportamento, treino de habilidades sociais, ensino de fala, ensino de habilidades básicas de atenção, entre outros.


De acordo com a psicóloga do CAPS, Taiza Oliveira, o encontro também propicia um espaço de troca e socialização para as mães relatarem suas experiências, compartilharem suas dúvidas e se fortalecerem para serem protagonistas no processo de desenvolvimento de seus filhos.


 - Cada vez mais crianças estão sendo diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. É importante ressaltar que somente as poucas horas de terapias fora de casa não são suficientes para avanços significativos e permanentes. Por conta disso, é indispensável os pais conhecerem a condição de seus filhos e saberem estimulá-los também no ambiente domiciliar, por isso esses encontros são muito importantes, finalizou Taiza que também é mãe de autista.