A cantora Juliana Maia, natural de Conservatória, se apresentará nesta sexta-feira (4/8) no Museu Carmen Miranda, na cidade do Rio de Janeiro, como parte da programação de reabertura do estabelecimento. As celebrações começam às 18h e a entrada é franca.
Juliana Maia, que interpreta a “Pequena Notável” frequentemente em seus espetáculos no Teatro Sonora e no Bloco da Carmen, em Conservatória, comenta a importância desta apresentação no espaço dedicado à artista. “Carmen Miranda é a minha memória afetiva. Ela sempre mostrou para as mulheres o poder de ser quem elas quiserem. Como artista, ela me inspira em toda a sua irreverência e alegria no palco. Zerei a vida por fazer parte desse marco histórico e me sinto muito honrada por ter recebido esse convite para homenageá-la”, declara.
O Museu Carmem Miranda reabre após 10 anos fechado. Além do show de Juliana Maia, o visitante pode apreciar a exposição "Viva Carmen", com cerca de 120 itens originais e seis cópias, dentro os quais os turbantes usados pela artista, sandálias, figurinos, entre outros, além de contar a história da artista no Brasil e nos Estados Unidos. A curadoria é do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e da mulher, a escritora Heloísa Seixas.
Perfil
Juliana Maia, uma artista multifacetada que transcende fronteiras entre Brasil e Japão. Natural de Conservatória, é cantora, compositora, escritora e empreendedora cultural e social, cuja carreira abrange mais de 15 anos de realizações. Destaca-se pelo timbre suave, afinação contundente e uma teatralidade em cena que pode ser vista na interpretação em seus shows de grandes artistas como Carmen Miranda e Elis Regina.
Sua paixão pela música e seu desejo de criar impacto social a levaram a fundar o projeto Harmônicos de Conservatória, uma escola de música gratuita para crianças e jovens da comunidade, bem como a primeira Orquestra de Conservatória, sediada no Centro Cultural Juliana Maia. Também é fundadora do Teatro Sonora, outro importante espaço cultural da região.
Juliana Maia emociona e encanta o público com seu show em homenagem à icônica Carmen Miranda há mais de 8 anos. Sua dedicação em preservar e homenagear a grande “pequena notável” da cultura brasileira já foi expressa através do programa "Todas as Bossas", na TV Brasil.
No âmbito literário, Juliana Maia lançou em 2018 seu primeiro livro, "Juju e a Locomotiva Encantada", na Bienal do Livro do RJ. O livro é um mergulho encantador em uma história mágica, cativante e enriquecedora, cuja repercussão já foi apresentada no programa "Sem Censura".
SERVIÇO
Show de Juliana Maia
Onde: Museu Carmem Miranda, Avenida Rui Barbosa, s/n°, Flamengo, Rio de Janeiro
Quando: 4/8
Horário: 18h
Entrada franca