Advertisement

Associações comerciais, CDLs e Sicomércios da região se mobilizam para cobrar votação referente à Lei 6979


 

Benefícios concedidos pela lei colocam municípios do Rio em equiparidade fiscal

 

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) sediou, na tarde desta segunda-feira (07/08), uma reunião com representantes das entidades regionais ligadas ao desenvolvimento econômico e o deputado estadual Munir Francisco. Em pauta, a preocupação com o atraso na votação do projeto de lei que modifica Lei 6979/2015, que coloca os municípios do estado do Rio de Janeiro em equiparidade fiscal, beneficiando a atração de novas empresas.


A mobilização foi feita pelas entidades representativas de Barra Mansa – ACIAP-BM, representada pelo presidente Matheus Gattás, CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), representada pelo presidente Gleidson Gomes e Sicomércio BM (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa), representada pela vice-presidente Viviane Santágueda. O encontro contou com a presença de representantes de entidades de Volta Redonda, Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real e também de representante do deputado estadual Tande Vieira.


Diante da preocupação com o atraso na votação, o deputado Munir Francisco explicou que as mudanças na lei, como a inclusão de novas cidades a serem contempladas com o benefício, foram questionadas pelos legisladores e o projeto de lei (PL) retirado de pauta no final de junho. Segundo ele, a inclusão de todos os municípios do interior seria uma das propostas, entre outras feitas pelos deputados. No entanto, Munir afirmou que a previsão é de que o PL deva ser votado até o final deste mês. “Estamos acompanhando esse processo, inclusive, o deputado Tande Vieira falou em plenária na última sessão sobre a preocupação dos municípios em relação ao atraso. Mas, a previsão é de que até o final de agosto a votação aconteça. Estamos no caminho certo, a união de todos é primordial”, explicou ele.


O presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, que conduziu a reunião, falou sobre a preocupação das entidades e afirmou que a união dos municípios neste momento é muito importante, uma vez que todos serão beneficiados com a aprovação final da lei. “O deputado Munir nos deu uma boa notícia de que a votação deve acontecer ainda este mês. Mas, nós, das entidades representativas continuaremos acompanhando de perto essa discussão e, se necessário for, nos mobilizaremos novamente, pois, estando em igualdade fiscal, os municípios do Sul Fluminense certamente têm boas condições de impulsionarem seu desenvolvimento econômico, fazendo a região crescer e se desenvolver ainda mais”, ressaltou ele.