Podem se inscrever atletas profissionais e amadores que convivam com diabetes; objetivo é mostrar a importância da atividade física no controle da doença
O prazo para as inscrições para a terceira edição do Prêmio Atleta SBD, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes, termina no próximo dia 30. O prêmio é um reconhecimento às pessoas com diabetes praticantes de exercício físico e esporte, utilizando seus exemplos na educação e estímulo para melhor controle da doença.
“Nosso objetivo, além de premiar as pessoas, é mostrar que o exercício físico regular é essencial para o controle glicêmico e manutenção do peso, o que reduz a resistência à insulina e a necessidade ou a dose de medicação para o diabetes”, explica dr Roberto Zagury, coordenador do Departamento de Diabetes, Exercício e Esporte da SBD. As inscrições terminam dia 30 de julho.
Para dr. Levimar Araújo, presidente da SBD, atividades físicas são essenciais. “O exercício protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes, reduzindo gordura corporal, pressão arterial e melhorando o perfil lipídico”, explica.
Podem concorrer atletas com diabetes do tipo 1, 2 ou qualquer outra variante, que participem de eventos esportivos competitivos de qualquer modalidade e faixa etária, de forma amadora ou profissional, e que ainda não tenham ainda sido premiados com o Prêmio Atleta SBD em edições anteriores.
No total, serão selecionadas sete pessoas, idealmente subdivididas em quatro categorias:
- até 17 anos, masculino e feminino
- 18-39 anos, masculino e feminino
- Igual ou superior a 40 anos, masculino e feminino
- Destaque especial, independente do sexo
Além da performance do atleta, o prêmio também leva em consideração sua participação em eventos educativos sobre diabetes e o controle da doença, pois os inscritos terão de apresentar exames de sangue.
Cada participante deve enviar um texto discorrendo sobre o tema: “Eu, atleta com diabetes” e um vídeo de 1 a 3 minutos, gravado na horizontal do celular, contendo uma mensagem de estímulo à prática de exercícios regulares por pessoas com diabetes (ou um relato pessoal sobre o DM e o exercício na sua vida). A comissão julgadora é formada por médicos da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Os vencedores receberão o Título de Atleta SBD 2023 em diploma impresso, uma medalha e troféu. Seus depoimentos e textos serão divulgados no site da SBD e suas mídias sociais. Os demais inscritos receberão um certificado impresso e uma medalha de participação, podendo o seu depoimento e texto serem divulgados no site da SBD e suas mídias sociais.
Mais informações e inscrições: Link