Somente em 2023, unidade já realizou mais de meio milhão de procedimentos, dentre exame de sangue, urina, fezes e testes rápidos (HIV, sífilis)
A Santa Casa tem registrado um notável crescimento na realização de exames desde 2016, impulsionado por investimentos significativos ao longo dos anos. Um levantamento recente revelou que a unidade bateu recorde de exames feitos, realizando mais de 1 milhão de procedimentos em 2022. Dentre os procedimentos estão exames de sangue, fezes, urina e testes rápidos de doenças, como sífilis e HIV.
De acordo com os dados levantados, em 2016, a Santa Casa realizou um total de 14.956 exames, número que apresentou um aumento expressivo no ano seguinte. Em 2017, foram registrados 30.346 exames, indicando um crescimento de aproximadamente 102%. Essa tendência de crescimento manteve-se ao longo dos anos seguintes.
Em 2018, a instituição dobrou a quantidade de exames em relação ao ano anterior, totalizando 100.658. O ano de 2019 foi marcado por um aumento expressivo, com 528.054 exames realizados, representando um crescimento de mais de 420% em relação a 2018.
Apesar das dificuldades enfrentadas no ano seguinte, em 2020, quando a pandemia de COVID-19 impactou o sistema de saúde como um todo, a Santa Casa conseguiu superar as adversidades e realizar 640.784 exames. Já em 2021, o número alcançou a marca de 907.814, demonstrando o aumento contínuo e esforços do hospital em atender a demanda da cidade.
Devido ao aumento nas demandas laboratoriais, o laboratório da Santa Casa foi transferido para uma unidade anexa à Santa Casa, para que pudesse ampliar os atendimentos dos exames. No ano de 2022, os sucessivos investimentos permitiram à Santa Casa atingir um novo recorde, com 1.041.191 exames realizados. Até o dia 18 de junho de 2023, a instituição já havia registrado 520.768 exames, mantendo um ritmo constante de atendimentos.
Desta forma, os dados apontam um crescimento de 6.863,8% se comparado os dados de 2016 com os 2022 (subindo de pouco menos de 15 mil para mais de um milhão de exames realizados), mostrando como os investimentos feitos desde 2017 impactaram no desenvolvimento da unidade, bem como no serviço prestado à população.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que tem executado grandes investimentos na área de saúde, destacou a importância desses resultados.
- A Santa Casa desempenha um papel fundamental em nossa comunidade, e o aumento na realização de exames reflete o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade à população. Estamos orgulhosos dos avanços alcançados e seguiremos investindo para melhorar cada vez mais a saúde dos nossos munícipes - disse.
Para o secretário de Saúde Jayme Neto, os esforços de toda a equipe refletem na melhoria no atendimento e na confiança do morador na unidade.
- Nossa equipe está empenhada em proporcionar um serviço de excelência aos pacientes. Os investimentos realizados nos últimos anos têm sido fundamentais para ampliar nossa capacidade de atendimento e garantir um acesso mais rápido aos exames essenciais. Estamos comprometidos em continuar expandindo nossos serviços e oferecer um cuidado completo e humanizado - acrescentou Jayme.
O diretor administrativo da Santa Casa, Kaio Márcio, explicou como os pacientes podem ser atendidos na unidade.
- Estamos conquistando cada vez mais a confiança do morador e esperamos colher ainda muitos frutos. Sabemos que tem muito trabalho pela frente, mas é gratificante saber que todo o nosso trabalho tem bons resultados. Vale reforçar que os exames são agendados pelas equipes da Santa Casa e o paciente, no dia da consulta, precisa levar documento de identificação com foto, além do encaminhamento médico para a realização do procedimento - finalizou Kaio.