Advertisement

Columbia Global Centers Rio realiza o evento "Oceano e Clima - A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil"

 

Evento é correalizado com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Ilhas do Rio

 

Autoridades e especialistas em meio ambiente e mudanças climáticas participarão de debates no Forte de Copacabana, com transmissão ao vivo gratuita

 

Clique Para Download
Vista aérea do Forte de Copacabana. Crédito: ComSoc - MHEx/FC

 

O Climate Hub, centro de estudos do clima do Columbia Global Centers Rio, parte integrante da Universidade de Columbia, sediada em Nova York, anuncia a realização do evento "Oceano e Clima – A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil". A iniciativa, que acontecerá no dia 26 de julho de 2023, das 10h às 13h30, será realizada no Museu Histórico do Exército, localizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

O evento é correalizado pelo Climate Hub Rio, pela Prefeitura do Rio – através do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC) – e pelo Projeto Ilhas do Rio. O objetivo é debater e refletir sobre a conservação marinha no contexto das mudanças climáticas, além de discutir e propor medidas concretas para o Brasil.

 

Para a Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, o tema é um dos mais relevantes quando se trata de preservação, uma vez que milhares de famílias sobrevivem de pescados no Rio de Janeiro. Mas ela reforça ainda que é necessária uma atenção especial com a vida marinha em todo o Brasil, não só no Rio de Janeiro.

 

“Sediar esse encontro é uma honra e uma responsabilidade muito grande, que abraçamos com todo afinco, sabendo que decisões tomadas aqui refletirão em todo o continente sulamericano. O Brasil possui mais de 7,3 mil km de litoral e serve de referência quando o assunto é pesca ou sustentabilidade marinha. Por isso, precisamos focar nossos esforços em sugerir políticas públicas que possam minimizar os impactos das mudanças climáticas no Brasil”, reflete a secretária.

“São centenas de milhares de pessoas que tiram o sustento de suas famílias do mar e não podem ser desamparados pelo Estado, principalmente por representarem uma parcela de pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescenta.

 

“Não preservamos o que não conhecemos. O debate climático também precisa olhar para a relevância dos oceanos na regulação da temperatura e no impacto dos efeitos da crise climática na vida marinha. Por isso, para o Climate Hub é fundamental debater esse tema”, afirma Camila Pontual, gerente de projetos do Climate Hub Rio.

 

A importância dos oceanos para a vida na Terra vem ganhando destaque no debate global, especialmente com a declaração da Década do Oceano pela Organização das Nações Unidas (2021-2030). Os oceanos desempenham um papel crucial na produção de oxigênio e alimentos, além de serem atores fundamentais na regulação climática. No entanto, as ações específicas que precisamos tomar para protegê-los efetivamente, e como e onde isso deve ser feito, ainda são questões que precisam ser exploradas com maior profundidade.

 

O evento busca responder a essas perguntas, com ênfase em ações concretas que podem ser tomadas no Brasil para mitigar os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos e costeiros. Isso inclui a importância de estabelecer áreas marinhas protegidas, reduzir a poluição marinha e recuperar áreas degradadas. Tais ações são essenciais para diminuir os impactos antropogênicos e aumentar a resiliência dos ecossistemas diante das mudanças climáticas, gerando consequências positivas para a sociedade.

 

Aline Aguiar, coordenadora técnica do Projeto Ilhas do Rio, acredita ser urgente trazer foco na importância de reduzir os impactos humanos e implementar soluções baseadas no oceano. “É preciso mostrar que a criação de áreas marinhas protegidas em áreas prioritárias para conservação aliados a restauração de manguezais e recifes de coral como um plano de governo, por exemplo, além do alto potencial de fixação de carbono, tem impacto direto na recuperação da biodiversidade, com aumento da produtividade de recursos pesqueiros numa região”, diz.
 

Entre os convidados do evento estão autoridades, especialistas e lideranças da área ambiental como o subsecretário municipal de biodiversidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Hélio Vanderley; Dra. Sylvia Earle, oceanógrafa e fundadora da Aliança Internacional Mission Blue; Prof. Sergio Bessermann, Coordenador Estratégico do Climate Reality Project Brasil; Dra. Ana Paula Prates, Diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira/Secretaria de Mudança do Clima/Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA; Dr. Alexandre Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e coordenador da cátedra da UNESCO para sustentabilidade dos oceanos, e Anna Carolina Lobo, Gerente de Conservação do WWF - Brasil & Membro do time Global de Inovação na rede WWF.

 

A programação do evento inclui duas mesas de debates. A primeira terá mediação da Dra. Jemilli Viaggi, coordenadora da Rede Oceano Limpo - RJ, e coordenadora da Cátedra da UNESCO para sustentabilidade dos oceanos; com o tema "A Interconectividade do Oceano", reunirá a Dra. Leticia Cotrim (UERJ), a Dra. Priscila Lange (UFRJ) e a MSc. Camila Pontual (Gerente de projetos do Climate Hub Rio).

 

A segunda mesa, com mediação do professor Sérgio Besserman, será "O oceano que queremos – uma mudança do desejo para a ação", com participações da Esp. Anna Carolina Lobo (WWF-Brasil), o Dr. Alexandre Turra (IOUSP; Cátedra da UNESCO Oceano) e a Dra. Ana Paula Prates (MMA).

 

A segunda parte do evento receberá convidados especiais, incluindo a Dra. Sylvia Earle (Mission Blue) e o Subsecretário de Biodiversidade Hélio Wanderley (Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro)

 

Encerrando o evento, os participantes são convidados a visitar a Exposição “A Esperança nas Águas e Ilhas do Rio", organizada pelo Projeto Ilhas do Rio, que será inaugurada no mesmo dia no salão principal do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.


A transmissão ao vivo será realizada através do canal do projeto Ilhas do Rio

 

Serviço:

Oceano e Clima – A conservação marinha no combate às mudanças climáticas no Brasil

26/7/2023 – 10:00 às 13:30

Auditório do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 - Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Transmissão ao Vivo – Canal Youtube Projeto Ilhas do Rio

 

Programação

10-10:30 – Credenciamento e abertura evento
 

1ª parte: Debates Mediados

10:30 às 11:20 - Mesa 1: A Interconectividade do Oceano

Mediação: Dra. Jemilli Viaggi (Rede Oceano Limpo - RJ, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano)

Palestrantes:

Dra. Leticia Cotrim (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rede CLIMA)

Dra. Priscila Lange (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

MSc. Camila Pontual (Climate Hub |Rio, Columbia Global Centers)

 

11:20 às 12:10 - Mesa 2: O oceano que queremos – uma mudança do desejo para a ação

Mediação: Prof. Sergio Besserman (Climate Reality Project Brasil)

Palestrantes:

Esp. Anna Carolina Lobo (WWF-Brasil)

Dr. Alexandre Turra (Instituto Oceanográfico - USP; Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano)

Dra. Ana Paula Prates (Departamento de Oceano e Gestão Costeira/SMC/MMA)

 

12:10 às 12:30 - Coffee break

 

2ª parte: Convidados Especiais & coletiva imprensa

12:30 às 13:10 – Pronunciamento e fala dos convidados especiais:

Dra. Sylvia Earle (Fundadora da Aliança Internacional Mission Blue)

Hélio Wanderley, Subsecretário de Biodiversidade (Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima)
 

13:10 às 13:30 - Coletiva imprensa.

 

***Após encerramento, os participantes serão convidados a visitar a Exposição “A Esperança nas Águas e Ilhas do Rio", uma realização do Projeto Ilhas do Rio que inaugurará no dia 26/7/2023 no salão de exposições temporárias do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.