Com laboratórios virtuais de alta performance, a companhia inova ao oferecer acesso à tecnologia de ponta e romper barreiras tradicionais de aprendizagem

 

São Paulo, junho de 2023 – Referência nacional em práticas inovadoras de aprendizagem ligadas à Transformação Digital, a Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, amplia a utilização da infraestrutura de desktop virtual (VDI, pela sigla em inglês Virtual Desktop Infrastructure) no ensino superior.

 

Traduzindo o “tecniques”, trata-se de propiciar o acesso de estudantes e professores de todas as instituições que integram o Ecossistema Ânima a computadores de altíssima performance, por meio de dispositivos pessoais e remotos, mesmo que sejam mais antigos ou menos sofisticados. Para tanto, basta que o usuário tenha conexão à internet. A iniciativa rompe barreiras tradicionais de aprendizagem e o usuário pode utilizar o recurso no campus, em casa, ou onde estiver, com o seu próprio login e senha acadêmico.

A necessidade já existia mesmo antes da pandemia e a Ânima já tinha uma iniciativa de VDI mas, com a pandemia, a utilização se potencializou. A área de transformação digital da companhia aceitou o desafio e chegou ao modelo que hoje está disponível para todas as 18 instituições de ensino superior e os mais de 700 polos educacionais que compõem o ecossistema. O VDI fica hospedado na nuvem, o que permite acesso remoto, economia de custo, segurança e gerenciamento centralizado.

 

Em um país continental como o Brasil, com instituições em diversas localidades e, além disso, a necessidade de uma série de softwares específicos para as mais diversas áreas do conhecimento (Engenharia, Arquitetura, Gestão, Saúde, entre outros), o VDI chegou ao Ecossistema para democratizar o acesso à tecnologia, potencializar ainda mais o aprendizado com o que há de mais contemporâneo e, principalmente, ampliar o preparo para as novas exigências do mundo do trabalho.

 

Entre outras vantagens do VDI, estão a facilidade de acesso, segurança de dados, mobilidade e inclusão digital. O Gerente de Transformação Digital da Ânima, Guilherme Zillig, explica que o VDI é amplamente utilizado por grandes empresas, mas na área da educação a Ânima está entre as primeiras a disponibilizar essa tecnologia em grande escala no ensino superior privado. “O estudante pode ampliar a sua experiência acadêmica e digital por meio de uma tecnologia inédita e inclusiva. Todos os recursos que esse estudante teria em um laboratório físico, em um computador no campus, passa a ter em qualquer equipamento como notebook ou tablet, mesmo naqueles mais antigos e desatualizados. Garantimos o nível de performance e qualidade como se ele estivesse presencial com outros computadores de laboratórios, permitindo que remotamente todos possam usufruir, criar e evoluir no processo de aprendizagem”, conclui Zillig.

 

Entre os exemplos de softwares disponíveis no VDI da Ânima estão:

  • TI
    • Apache Netbeans; Eclipse; Visual Studio Code;
    • Visual Studio Community; GIT; SQL Server; MySQL;
    • Oracle Datamodeler; Python 3.11; IntelliJ Community.

       
  • ENGENHARIA
    • Autodesk (Autocad, Inventor);
    • SolidWorks;

       
  • COMUNICAÇÃO
    • Suite Adobe;

       
  • ARQUITETURA
    • Adobe, SOL-AR;
    • Autodesk (Autocad, Revit).

Segurança

Com todas as possibilidades de conexão ofertadas pelo VDI, a segurança dos dados também é um ponto primordial de atenção da Ânima Educação. Para tanto, uma vez que os dados transitam em uma máquina virtual, nenhum deles permanece salvo neste desktop. Após a utilização ou desligamento da máquina virtual, todos os dados pessoais são apagados, não sendo possível recuperá-los. Além disso, auditorias constantes acontecem para verificar que estão em andamento as melhores práticas de segurança no acesso à informação, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.