Advertisement

‘Vacina contra gripe ainda é a melhor maneira de evitar a doença’, alerta infectologista

Com menos de 50% da população vacinada, campanha deste ano ficou longe da meta e pode aumentar riscos de epidemia de gripe
 

São Paulo, junho de 2023 – Em maio deste ano, o Amapá viu o número de crianças internadas por síndromes gripais aumentar em 108%, de acordo com dados do Governo do estado. O episódio foi classificado como surto e a Secretaria de Saúde do Amapá identificou casos do vírus VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que causa doenças como a bronquiolite, Influenza A e B, além de casos de Covid-19.

Somado a isso, a baixa adesão à vacina contra a gripe (menos de 50% da população se imunizou na campanha nacional encerrada na última quarta-feira, 31) acende um sinal de alerta no País: o aumento de internações e óbitos por gripe.
 

Para a infectologista e diretora de Formação e Desenvolvimento Docente da Inspirali, vertical de medicina da Ânima, dra. Lena Peres, a vacinação ainda é a melhor maneira de prevenir a doença e evitar a piora no quadro. “Esse vírus (Influenza) afeta todo o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É importante que a população se imunize anualmente com a vacina atualizada”, destaca.
 

Com a campanha encerrada oficialmente ainda restam cerca de 40 milhões de doses em diversos estados brasileiros. O Ministério da Saúde anunciou que os imunizantes seguem disponíveis nos postos de saúde.

De acordo com a infectologista, a cada 10 pessoas que são internadas com gripe, 7 correm risco de morrer. “Não podemos aceitar que uma doença prevenível com vacina ainda esteja matando pessoas. É importante que a gente saiba que a resistência à vacinação foi listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das 10 maiores ameaças à saúde global. Vamos enfrentar a desinformação com informação. Importante procurarmos as unidades básicas de saúde e se vacinar”, alerta.

 

Sobre a Inspirali

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
 

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.