A Virada Parlamentar Sustentável, movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), realizou nesta quarta-feira, 14, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o seminário "Retomada Verde da Economia e Reforma Tributária", que pretende debater os rumos da realocação de tributos no país. O evento conta com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da deputada federal, Tabata Amaral, além de membros do legislativo e de entidades ambientais.

 

Os desafios enfrentados pelo país para uma retomada verde da economia serão debatidos a partir de quatro áreas, as chamadas 4S: Saúde, Sociobiodiversidade, Solidariedade e Sustentabilidade. Representantes de cada S estarão presentes para discutir, por exemplo, a urgência em aumentar tributos e acabar com subsídios de setores que obtêm lucro a partir de atividades reconhecidamente danosas ao meio ambiente e/ou à saúde. A intenção é que as mudanças econômicas tenham impactos mais arrojados e promovam a redução da desigualdade socioeconômica, promoção do meio ambiente, da saúde e da democracia. A Virada defende que, ao invés de focar somente na simplificação de tributos, propostas envolvendo a reforma tributária considerem esses quatro pontos.

 

O seminário é uma iniciativa conjunta de várias entidades, incluindo o IDS, o Centro de Liderança Pública (CLP), Ósociobio, ICMBio, Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)e Ethos, além dos deputados Zé Silva (SOLIDARIEDADE – MG), Ivan Valente (PSOL – SP) e Tabata Amaral (PSB – SP).

 

Agenda

A agenda de eventos da Virada Parlamentar Sustentável, que teve início no dia 5 de junho e se estende até o dia 29 de junho, com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas cujas propostas são fazer uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira, rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o país na liderança mundial dos temas da sustentabilidade, pode ser acompanhada pelo site da Virada Parlamentar. Após o mês de atividades, o movimento vai acompanhar e monitorar os resultados alcançados.