Advertisement

Summit Condominial e Imobiliário Sul Fluminense 2023 reúne mais de 300 profissionais

 

Feira expôs serviços e produtos e contou com a participação de advogados, corretores e síndicos.

 

 

O Summit Condominial e Imobiliário Sul Fluminense 2023 reuniu mais de 20 empresas de Volta Redonda, Rio de Janeiro e São Paulo. Promovido pela ACJ Condomínios, o evento aconteceu na sexta-feira,  dia 28, das 9 às 20 horas, no Ricardo Buffet, e teve como objetivo apresentar as tendências do mercado, oferecendo novas soluções e oportunidades de negócios aos profissionais participantes. Aproximadamente 300 pessoas, entre advogados, síndicos e corretores participaram da feira que, além das empresas expositoras, contou com painéis de diferentes temas.

 

A programação foi iniciada com o painel do Creci/RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro). Os profissionais Dr. Francisco Machado Egito (advogado condominialista e coordenador da Unicreci), Carlos Magno Ávila  (diretor da Construtora Polo) e Davi Moraes (corretor e empresário imobiliário) falaram sobre o tema “A qualificação profissional dos corretores de imóveis”. Em seguida, o tema “Soluções condominiais de sucesso” foi abordado pela Drª Vanisi Ferreira (advogada condominialista) e Daniel Lima (criador da maior mídia condominial regionalizada do Brasil - Papo Condominial).

 

Na parte da tarde, a programação seguiu com painéis jurídicos. A OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda), representada pelas profissionais Drª Raquel Braga e Drª Denise Nunes (advogadas condominialistas), Drª Letícia Guimuzzi  e Dr. Pedro Schetine (advogados especialistas em Direito Imobiliário), falou sobre “Como o Direito Condominial se interliga às relações locatícias”. Assuntos como inadimplência, direitos de garagem e locação por meio de plataformas digitais foram debatidos. "Um tema muito falado é se o condomínio pode proibir o proprietário de alugar o imóvel temporariamente por meio de plataformas digitais, como o Airbnb. Alguns casos foram para o judiciário e o STJ julgou que o condomínio pode, sim, proibir que o proprietário coloque o imóvel dele nessas plataformas. Porém, existem vários debates a respeito do assunto, porque a proibição pode ser feita desde que esteja prevista na Convenção do condomínio", esclareceu Drª Letícia.

 

Outro painel de extrema importância para os participantes foi o “Gestão de crise nos condomínios”. Conduzido pelo Dr. Alexandre Franco, o painel contou com a participação das síndicas profissionais Rejane Paiva e Ana Paula Chiareli, além do especialista em neurolinguística, Fernando Nelis. Inteligência emocional, preconceito em relação à mulher no cargo de síndica e a importância da comunicação foram destacadas. “Estamos vivendo um tempo em que as pessoas estão se preocupando muito com o que elas não têm controle. Por isso, a minha dica é a gente se preocupar com aquilo que podemos controlar. Você, síndico, por exemplo, pode se dedicar à capacitação, buscando cursos para se comunicar melhor, preparar-se para as assembleias, assim como aprender a lidar com diferentes perfis de pessoas. Porém, não deve se preocupar com o comportamento dos outros, pois vocês não têm controle  sobre isso. Ter inteligência emocional é fundamental para as relações”, enfatizou Fernando Nelis.   

 

A programação da tarde foi encerrada com o painel jurídico da Anacon/RJ (Associação Nacional da Advocacia Condominial do Rio de Janeiro), composto pelos profissionais Dr. Francisco Nazareth, Dr. Wendel Britto, Dr. Luiz Arechavala e Dr. Alexandre Franco.  

 

O evento foi uma oportunidade de debater sobre importantes temas que fazem parte da rotina dos segmentos condominial e imobiliário. A síndica profissional, Ana Paula Chiareli, falou da importância da feira. “Hoje aprendi demais com os painéis que foram apresentados. Esse é o caminho, temos que compartilhar o conhecimento com outros profissionais para que possamos aprimorar a atividade que desenvolvemos no dia a dia. Espero que tenham outros eventos como esse”, comentou a síndica que atua em 10 condomínios nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa.

 

Mais de 20 empresas tiveram a chance de apresentar os seus produtos e serviços, entre elas a distribuidora regional da Intelbras. “O nosso papel aqui é mostrar os serviços de tecnologia voltados para condomínios. Nesse universo tecnológico, falamos sobre muitas possibilidades, como portaria sem fio, soluções eletrônicas para controle de acesso e energia solar. Sem dúvida, o evento foi ótimo para conectar empresas, administradores de condomínios e síndicos”, destacou o analista de projetos Welton Bruno.  

 

Realizado pela primeira vez na região, o evento foi um sucesso e contou com o patrocínio da Construtora Polo e Haganá, além do apoio das empresas Prolarme, Proteg e Reseclean. A feira foi encerrada com um coquetel em comemoração aos 20 anos de atuação da ACJ Condomínios. “Foi uma grande alegria realizar o Summit Condominial e Imobiliário Sul Fluminense, uma vez que houve adesão dos profissionais e empresas. O evento foi preparado com muito carinho para mostrar que a nossa região tem profissionais de excelência que desejam aprender e se desenvolver cada vez mais. Uma ótima experiência que marcou os 20 anos da ACJ e que certamente daremos continuidade com a promoção de novas edições”, finalizou Vanisi Ferreira, diretora da ACJ.