Advertisement

RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DO CONSELHO TUTELAR

 RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DO CONSELHO TUTELAR

Candidatos podem entregar a documentação até o dia 31 de maio na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente municipal


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que irá eleger os conselheiros tutelares que atuarão no mandato 2024/2028 em Resende. As inscrições e a entrega dos documentos necessários serão realizadas até o dia 31 de maio, entre 8h e meio-dia, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende (CMDCAR), localizado na Rua do Rosário, número 45, no bairro Lavapés.


Os candidatos interessados deverão preencher os requisitos estabelecidos no edital; que incluem idade superior a 21 anos; ensino médio completo; residência comprovada na cidade de Resende; não possuir antecedentes criminais; ter comprovado, no mínimo, dois anos de trabalho direto e contínuo no atendimento

com criança e/ou adolescente, mediante documento oficial que confirme a relação de trabalho, conforme previsto no art.14, da Lei Municipal no 2.849/2011; além de demais requisitos, que podem ser encontrados no edital completo através do link https://eb4.us/editalctutelar


O processo seletivo é composto por prova objetiva, avaliação psicológica, análise de documentos e eleição por voto direto da população. Os candidatos deverão participar do Curso Preparatório para Candidatos a Conselheiros Tutelares na sede do CMDCAR no dia 22 de julho, das 8h às 17h. 


Além disso, também integrará o processo de escolha dos conselheiros uma prova de aferição de conhecimentos específicos de caráter eliminatório sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A prova será realizada na sede do Confiar no dia 29 de julho, das 9h às 13h. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo cinquenta por cento dos pontos previstos para a prova objetiva, e cinqüenta por cento dos pontos previstos para a prova discursiva.

A eleição acontecerá no dia 1º de outubro nos postos de votação a serem divulgados em editais futuros. A votação acontecerá das 8h às 17h.


- O conselheiro tutelar é um importante agente de proteção dos direitos da criança e do adolescente e atua em casos de violação desses direitos. Proteger e promover os direitos das crianças e dos adolescentes é um compromisso coletivo, e os conselheiros tutelares desempenham um papel fundamental nessa missão, sendo a voz ativa daqueles que muitas vezes não têm voz - disse Jacqueline Primo, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.


Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o CMDCAR através do telefone (24) 3360-9510.