Será a primeira eleição online para Presidentes do Confea e Regionais
No próximo dia 17 de novembro, o Sistema Confea/Crea e Mútua realizará a primeira eleição online para escolha dos Presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos 27 Conselhos Regionais (Creas) em todo o Brasil, além dos Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútuas Regionais).
Na ocasião, também será eleito Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. E, ainda, alguns estados vão eleger Conselheiros Federais e seus suplentes, representantes de Modalidades e dos Grupos/Categorias específicos: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil) e São Paulo (Industrial).
De acordo com a Decisão Plenária nº PL-1869/2022, as eleições serão realizadas pela rede mundial de computadores, no período das 8h às 19h (horário de Brasília). Todo profissional registrado e em dia com suas obrigações perante o Sistema Confea/Crea - até 30 dias antes da data da eleição - será considerado eleitor e poderá votará por meio da circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independentemente do seu registro originário ou dos locais onde possui visto.
Para o presidente do Confea, o engenheiro Civil Joel Krüger, as eleições em 2023 serão históricas, marcando a modernização do processo de escolha de lideranças para todas as esferas do Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Desde o pleito de 2021, temos trabalhado para implementar essa modalidade de votação tão aguardada pelos profissionais registrados. Nosso objetivo principal desde o início tem sido atender aos requisitos de segurança, confiabilidade e transparência da automação. Os testes preparatórios e pleitos de menor escala têm demonstrado a agilidade do sistema de votação e a redução do tempo de apuração. Outra prioridade é assegurar a autenticação, criptografia e auditoria, com adoção de medidas robustas de proteção. Com base nas melhores práticas da ciência da computação, o Confea busca legitimar o processo eleitoral e preservar a confiança dos eleitores, ampliando assim o número de votantes e fortalecendo a representatividade democrática no sistema profissional”, declarou.
Segundo o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, a eleição online no Sistema Confea/Crea é uma forma moderna, segura e eficiente de ampliar a participação dos profissionais nas escolhas de representantes. “Desta forma, a entidade pode ter uma gestão mais democrática e transparente, que atende às expectativas e necessidades dos profissionais da área”, ressaltou.
Ao acessar o site Vota Confea, o profissional apto a votar fará sua autenticação na ferramenta, por meio do login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular. Por isso, é imprescindível que os dados cadastrais dos profissionais estejam atualizados.
A primeira eleição online bem-sucedida foi realizada em 2021, para escolha de Conselheiro Federal. Houve grande aceitação dessa nova forma de votação pelos profissionais devido à acessibilidade e à confiabilidade do sistema.
De acordo com o engenheiro Alberto Balassiano, Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-RJ, as próximas eleições irão fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua. Por isso, o trabalho da Comissão está focado em mostrar aos profissionais a importância de sua participação neste processo.
"Poder votar pela internet facilita muito a participação de todos do país. Aqui no Rio de Janeiro, nós da Comissão Eleitoral Regional estamos fazendo uma ampla divulgação que os profissionais possam votar em clima de tranquilidade. Isso vai realmente fortalecer a nossa entidade. Já estamos divulgando pelo portal do Crea-RJ todo o calendário eleitoral, com todas as informações pra facilitar o acesso dos profissionais. Além do portal, estamos fazendo também pequenos vídeos para informar sobre a importância destas eleições”, contou.
A eleição online deve ampliar também a participação dos profissionais no pleito, pois será possível votar de qualquer lugar, no período das 8h às 19h (horário de Brasília), desde que se tenha acesso à internet.
Mais informações no site do Confea.