Advertisement

Instituto Avon promoveu mais de 255 mil atendimentos em prol do enfrentamento à violência contra mulheres e da atenção ao câncer de mama

 

Braço social da Avon atua há quase 20 anos pela saúde, segurança e bem-estar das brasileiras por meio de iniciativas de conscientização, acolhimento, suporte e disseminação de conhecimento

 

Em 2022, o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos fundamentais da população feminina do Brasil, possibilitou 255.611 atendimentos e 1.847 capacitações em prol das causas que apoia: o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e a atenção ao câncer de mama. Desde a sua fundação, a organização já investiu mais de R$ 180 milhões em mais de 400 projetos, pesquisas e ações de conscientização.


“Em quase duas décadas de história, o Instituto Avon vem trabalhando diariamente para promover suporte, conforto e serviços qualificados para as brasileiras que vivenciam a busca por diagnóstico e tratamento para o câncer de mama, bem como, para que as que recorrem à nossa ajuda para colocar um fim a ciclos de violência. Essa pequena amostra de atendimentos realizados ao longo do ano passado revela o quanto ainda precisamos evoluir enquanto sociedade para acolher e assegurar os direitos de mulheres que passam por entraves que as distanciam de seu pleno desenvolvimento e liberdade”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.


Enfrentamento à violência contra mulheres


No primeiro semestre do ano passado, o Brasil bateu recorde de feminicídios, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrando 1400 casos ao longo do período -- média de quatro mulheres por dia. Para colaborar com a redução desses índices e facilitar o acesso da população feminina a redes de apoio, o Instituto Avon, em parceria com o Grupo Accor, continuou a ampliar a atuação do Programa Acolhe. A iniciativa, implementada em 2020, é um pilar do Fundo de Investimento Social Privado Pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado com o objetivo de acolher brasileiras e seus dependentes em situação de violência e contribuir com o fortalecimento de políticas públicas. Atualmente, 302 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o programa. Somente em 2022, 403 pessoas foram acolhidas pelo projeto e 1376 servidores públicos que atuam em prol desta causa foram impactados. Além disso, três novos acordos foram assinados com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Consórcio ABC e Osasco para a execução do programa nestas regiões.


Outra iniciativa que auxilia o braço social da Avon no enfrentamento às violências de gênero é a assistente virtual Ângela. Via WhatsApp, a chatbot recebeu 19.621 solicitações ao longo do último ano e gerou 219 encaminhamentos de pessoas em situação de violência para atendimentos multidisciplinares oferecidos pela organização, como acolhimento psicológico e orientação jurídica. Em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Instituto Avon também realizou a 11ª edição do Workshop de Acesso à Justiça. O objetivo da ação foi fortalecer as redes de proteção a mulheres do estado por meio da capacitação de agentes públicos. No total, 120 profissionais participaram dos treinamentos.


Atenção ao câncer de mama


Segundo dados do último levantamento do Panorama de Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde, idealizado pelo Instituto Avon, o Brasil registrou a menor taxa de cobertura mamográfica para mulheres entre 50 e 69 anos, atingindo a marca de 17% de alcance para o período de 2020-2021. Visando contribuir com a melhora desse quadro, a organização deu continuidade, ao longo do ano, a uma série de projetos voltados para a conscientização sobre o tema, como a realização de 1.621 atendimentos sobre câncer de mama via Ligue Câncer -- uma plataforma que, em parceria com o Instituto Oncoguia, esclarece dúvidas sobre todos os tipos da doença de maneira personalizada.


A instituição viabilizou 114.212 mamografias gratuitas e 111.828 atendimentos ao longo do ano por meio de uma Carreta da Mamografia, em parceria com o Hospital de Amor. Durante o período de Outubro Rosa, a carreta permaneceu no Largo da Batata durante cinco dias e realizou 428 exames. A organização também forneceu 7.014 atendimentos através do programa De Bem Com Você, que oferece oficinas de maquiagem para mulheres em tratamento oncológico, e continuou a apoiar o projeto Cuida Mama, desenvolvido pelos institutos Protea e Tellus para propor soluções de melhoria em todas as fases da jornada do câncer de mama, desde a suspeita da doença até o início do seu tratamento. Cerca de 484 mulheres vêm sendo monitoradas pelo projeto, que também capacitou 311 profissionais da saúde em 2022.


O Instituto Avon também atuou intensivamente para a sanção da lei nº 14.450 para a implementação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A eficácia desta metodologia foi verificada em um projeto piloto da instituição, que demonstrou que a navegação de pacientes reduz o tempo de espera para diagnóstico do câncer de mama, agiliza o início de tratamento para a doença e diminui as chances de abandono de cuidados médicos.


Formação cidadã


A organização também realizou um projeto educativo com 40 mulheres de comunidades e cooperativas de São Bento do Una, em Pernambuco, visando engajá-las nas causas de enfrentamento à violência doméstica e atenção ao câncer de mama. A participantes tiveram acesso a treinamentos sobre Gênero e Cidadania no contexto das violências; Saúde e Cidadania; Educação e Inclusão Digital; Educação Financeira, Empreendedorismo e Modelo de Negócio; e Liderança e Empoderamento Feminino.


Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, por meio de iniciativas nas causas da atenção ao câncer de mama e do enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e também de parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 180 milhões no país em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5 milhões de mulheres e engajando mais de 120 empresas privadas em suas iniciativas.