Advertisement

Frente Parlamentar Mista da Indústria Têxtil e de Confecção inicia trabalhos na atual legislatura


 

A Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção para a 57ª Legislatura será instalada na próxima terça-feira, 25 de abril, 16 horas, em sessão no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Seu presidente é o deputado Eduardo Bismark (PDT/CE). O deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP), que presidiu a frente na última legislatura, segue agora como vice. Já o senador Esperidião Amin (PP/SC) continua como líder do grupo no senado.
 

Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que estará presente à cerimônia, lembra que a frente, como resultado de forte mobilização política e cívica da entidade, foi criada em 2008. Desde então, tem contribuído para o fortalecimento do setor, acompanhando as atividades do Congresso Nacional que apresentem relação direta ou indireta com a atividade e apoiando políticas públicas voltadas à sua sustentabilidade.
 

A frente preconiza um sistema tributário mais justo, com desoneração das exportações, defesa dos empregos, promoção e geração de novos postos de trabalho, reversão do déficit da balança comercial, combate às importações desleais, à competição desigual e agilização da implementação da agenda de competitividade do País. Um aspecto relevante do escopo de atuação do grupo, em linha com os esforços do setor e da Abit e com o contemporâneo conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG), é o viés ecológico, visando à produção mais limpa, desde as matérias-primas até a comercialização final dos produtos.
 

Há, ainda, esforços da frente congruentes com interesses mais amplos da indústria de transformação e da economia nacional como um todo. São os casos da reforma tributária, combate à pirataria, descaminho e contrabando, fomento tecnológico e empenho pela agenda de competitividade do País.
 

A indústria têxtil e de confecção brasileira tem faturamento anual de R$ 190 bilhões, contribui com R$ 16,5 bilhões em taxas e impostos e emprega formalmente 1,34 milhão de pessoas. Tem destaque no cenário global por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, bem como as dimensões de seu parque empresarial: é a quinta maior do setor do mundo, a segunda produtora de denim e a terceira na fabricação de malhas.
 

O Brasil produz cerca de oito bilhões anuais em peças de vestuário, sendo referência em beachwear, jeanswear, homewear, moda feminina, masculina, íntima e fitness. A cadeia produtiva é uma das poucas do mundo integrada por todos os elos, desde a produção de fibras naturais, sintéticas e artificiais, passando por tecelagens, até a fabricação de roupas.