Advertisement

Câmara de Barra Mansa aprova redução de ISS de empresas de transporte municipal

Medida visa evitar aumento na tarifa de ônibus na cidade

Os vereadores de Barra Mansa aprovaram na sessão desta quarta-feira, 26 de abril, a mensagem do Executivo que reduz a alíquota do Imposto Sobre Serviços –ISS- das empresas que realizam o transporte municipal. O objetivo da redução é evitar que o valor da passagem seja aumentado. A proposta de redução leva em consideração a redução no número de passageiros e a alta dos custos do serviço, como o do valor do diesel.

A aprovação da mensagem altera a alíquota do ISS das empresas de ônibus de 4% para 0,01%. Esta redução precisa ser votada pelos vereadores, pois impacta o orçamento do município. A vereadora Fernanda Carreiro justificou sua votação favorável à redução.

-Eu voto a favor desta mensagem pois a redução do ISS das empresas de ônibus vai impedir o aumento da passagem de ônibus. Porque não tem mais como nosso povo pagar mais ainda por um serviço que precisa melhorar e muito. Ontem estive na rua José Loesch, uma localidade íngreme, que está com apenas quatro horários de micro-ônibus, com a alegação da empresa que não tem passageiros. Mas tanto tem demanda que anteriormente havia vários horários e o próprio veículo que vai até a esta rua é o mesmo que vai a outra localidade – declarou a vereadora.

O presidente da câmara, vereador Paulo Sandro, destacou  que outros municípios realizam subsídio para o transporte público ou redução de imposto, para que o valor da passagem não seja aumentado.

--Temos vários exemplos em outros municípios de incentivo para não haver alteração da passagem. Em Resende, por exemplo, a licitação prevê o valor de R$6,35 da passagem, mas na roleta o valor cobrado é R$4,40. Desde 2020, as empresas de ônibus de Barra Mansa não conseguem pagar ISS, isso vira uma bola de neve, resultando em muitos prejuízos, como demissão, dívidas trabalhistas, quebra de empresa. O que fazemos agora com essa redução é uma forma de evitar isso na nossa cidade – afirmou o presidente Paulo Sandro.

Ainda sobre imposto e taxas de Barra Mansa, foi aprovada, na mesma sessão, a indicação do vereador Eduardo Pimentel que solicita o recálculo do ISS e da Taxa de Ocupação cobradas dos taxistas em 2018.

Câmara de Barra Mansa realiza audiência pública sobre Campanha da Fraternidade de 2023

Nesta quinta-feira, 27 de abril, às 18h, a Câmara Municipal de Barra Mansa realiza audiência pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB “Fraternidade e Fome”. A audiência tem o objetivo de debater o aumento da insegurança alimentar no país e apresentar propostas para combater a fome, principalmente no município. A audiência atende requerimento da vereadora Fernanda Carreiro e acontece no Clube Municipal.