Advertisement

AÇÕES EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO MARCAM CAMPANHA ABRIL AZUL EM RESENDE

Atividades envolvem lives e formação de profissionais sobre o tema; primeira ação acontece neste domingo na Feira Livre do Parque das Águas

A Prefeitura de Resende preparou um calendário de atividades em prol da campanha Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo. As ações têm o objetivo de conscientização da sociedade sobre as pessoas dentro do espectro autismo, com  mais informação e menos preconceito, em conformidade com a campanha deste ano.

Por isso, ampliando as ações, neste domingo, dia 2, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação distribuirão adesivos alusivos aos corredores da Corrida Federal Kids. Uma ação de panfletagem informativa também será realizada na Feira Livre do Parque das Águas. 

Para acrescentar às ações, serão feitas duas lives no Facebook da Secretaria Municipal de Educação, que marcam as comemorações da campanha Abril Azul (confira abaixo as atividades e respectivos horários). As ações são feitas pela SME, Centro Municipal de Atendimento ao Educando (Cemae) e o Centro Municipal de Atendimento Educacional ao Autista de Resende (Cemear).

Além dos conteúdos destinados à população, os profissionais da Rede Municipal de Educação Pública (Remep) passarão por formações e especializações sobre o tema. 

- A campanha Abril Azul é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos com Espectro Autismo, para que eles consigam ser inseridos cada vez mais na sociedade. Por isso, colocar o tema em evidência é um dos passos para que a sociedade passe pelo processo de entendimento do tema e o preconceito e desinformação não sejam disseminados - explicou Rosa Frech, secretário de Educação. 

Transtorno do Espectro Autismo 

De acordo com o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, “o autismo é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.”

Programação completa
Quarta-feira (05)
9h30 - Autismo e Informação
Local: live no Facebook da SME

Quarta-feira (12)
Formação para gestores e orientadores da Remep
Domingo (15)

Workshop para professores com prioridade para aqueles que atuam com alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA)

Terça-feira (18) 

10h - Autismo e Terapias
Local: live no Facebook da SME