Advertisement

MEP-VR realiza sondagem de não alfabetizados em Volta Redonda


Uma sondagem realizada pelo MEP-VR entre seus membros e assistidos revelou que, dos 90 respondentes do levantamento, 56% afirmam conhecer alguém que não saiba ler e/ou escrever em Volta Redonda. A “1ª Sondagem Popular em Letramento e Educação do MEP-VR” ainda diagnosticou que, deste contingente, boa parte são de idosos, negros ou pardos.

Buscando compreender melhor o nível de instrução em Volta Redonda, a sondagem identificou pelas respostas que 36% desta amostra de pessoas que não sabem ler ou escrever nasceu no município. A professora doutora Ana Paula Vasconcelos, coordenadora da iniciativa, explicou que a estratégia metodológica adotada foi uma “amostragem bola de neve”, que se utiliza das redes sociais das pessoas envolvidas na pesquisa a fim de alcançar o público-alvo desejado.

A proposta é estimar este percentual de pessoas não alfabetizadas uma vez que ainda faltam dados divulgados por institutos oficiais de pesquisa estatística. “Como as informações do censo demográfico estão atrasadas, não conseguimos conhecer a população que não sabe ler e escrever atualmente em Volta Redonda”, ponderou Vasconcelos. “Salientamos que é uma metodologia empregada para fazer uma análise exploratória de um universo completamente desconhecido, sem informações prévias”, completou.

A partir desta sondagem, o MEP-VR quer localizar estas pessoas sem alfabetização. O Movimento pretende organizar um encontro em que as coloque em contato com as pedagogas voluntárias e estimular a conquista do letramento. Uma das pessoas da equipe esteve com uma idosa, que não sabe ler, e ao questionar sobre a possibilidade de aprender a ler ela teria dito: “Olha! Gostaria sim, inclusive tenho uma amiga no bairro como eu”, contou o educador.