Advertisement

Fundação Cultura de Barra Mansa abre edital para exposição na Galeria Clécio Penedo

Inscrições vão até o dia 26 de abril e podem premiar até oito interessados


Está aberta até o dia 26 de abril a seleção de propostas para exposições na Galeria Clécio Penedo, em Barra Mansa. Além da exibição, a Fundação Cultura (FCBM) premiará oito propostas no valor de R$ 1.000,00 para as que mais se destacarem nos seus projetos. O objetivo do edital é programar as mostras da Galeria para a temporada 2023.
O espaço é usado para garantir exposições e comercialização das obras visuais de artistas locais, com ênfase no fortalecimento da identidade cultural local e regional. As mostras constituem uma programação gratuita e aberta ao público.
A ocupação da Galeria Clécio Penedo permite executar o Plano Municipal de Cultura que busca priorizar a ocupação das unidades culturais por meio de editais. O Presidente da FCBM, Marcelo Bravo, ressalta que esta iniciativa amplia a transparência na ocupação de unidades públicas de cultura e a possibilidade de participação de todos artistas.
“Cumprimos uma dupla função tanto de valorizar e reconhecer os artistas locais, como de possibilitar ao público a contemplação, o contato com artistas e com exposições de nível nacional. Além disso, potencializam o desenvolvimento econômico e o turismo no município”, disse.

Além de garantir a agenda do ano de 2023, o chamamento público tem como objetivo premiar aqueles com maior pontuação nos requisitos do edital. Poderão participar artistas, colecionadores e curadores e serão selecionadas as propostas de exposição originais de arte.
As obras escolhidas poderão ser apresentadas apenas uma vez, por no mínimo 20 e no máximo 45 dias. Serão selecionadas ainda propostas originais, autorais, individuais ou coletivas. A seleção das propostas será em duas etapas, sendo a primeira de regularidade dos documentos e a segunda dos critérios técnicos.
Os interessados poderão enviar duas propostas por inscrição, sendo aptos a se inscreverem pessoas físicas, artistas, colecionadores, curadores de qualquer lugar do mundo cadastrados no Cadastro Municipal de Cultura de Barra Mansa ou no Sistema Nacional de Informação e Indicadores.
Para realizar a inscrição é necessário apresentação de portifólio, ou seja, certificados, fotos de jornais, declarações e outras formas de apresentar a trajetória do artista, além de uma proposta de exposição.
A inscrição gratuita é feita pelo link: https://forms.gle/3aFUYFAQy6yCAzS76 5.3.
O edital eletrônico está disponível em: https://www.barramansa.rj.gov.br.

Visitação
A Galeria Clécio Penedo está aberta de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos, de 09h às 15h, com entrada gratuita. O agendamento de grupos ou visitas guiadas com atividades educativas podem ser realizadas através dos canais de comunicação da FCBM.
O programa educativo oferece atividades de contemplação das exposições e de ampliação das formas de leitura de obras de arte por meio de atividades direcionadas, conduzidas pelo professor Leandro Torturella.
“A arte sempre ocupou espaço nas dinâmicas sociais, mas por vezes ficava restrita a um pequeno grupo da sociedade. Nosso papel como educativo do Palácio Barão de Guapy é garantir o acesso, apropriação e criação irrestrita de todos os públicos no campo das artes”, comentou o professor.