Advertisement

Administradora dá dicas de como manter a segurança nos condomínios no carnaval


Em fevereiro acontece a festa mais popular do ano, o carnaval. Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, a festa é iniciada bem antes da data oficial, podendo chegar até 30 dias de folia com os blocos, que aumentam significativamente o número de pessoas nas ruas. 


Conforme a diretora da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira, muitas pessoas aproveitam para viajar em busca da folia ou, simplesmente, de descanso. “É neste momento que o cuidado deve ser reforçado por causa dos imóveis vazios. Não é obrigatório, mas é importante que o morador avise ao síndico que pretende se ausentar, para que o profissional aumente a vigilância do imóvel neste período”, comenta Vanisi.  


Existem recomendações também para quem opta por passar o carnaval no próprio condomínio. “O cuidado com a portaria dos condomínios deve ser reforçado, considerando que o período é propício a invasões, pois a maioria das pessoas está em clima de comemoração e há uma grande movimentação nas ruas. Outro ponto importante é aperfeiçoar o sistema de segurança, tendo um controle maior de quem entra e sai no prédio”, explica a diretora. 


Ao falar em sistema de segurança, Vanisi enfatiza a importância de o condomínio ter uma equipe bem preparada para agir em situações de risco, além de manter a manutenção adequada de equipamentos que contribuam com a eficiência do sistema, como câmeras, interfone e lâmpadas com sensor para acendimento automático. “Tudo que possa contribuir para a segurança do morador é válido. Mas a atuação dele é fundamental para que as ações preventivas tenham sucesso”, destaca Vanisi. 


Aproveitar o carnaval, sem dúvida, é muito bom, mas a segurança deve fazer parte da folia. “Com a dedicação e participação de todos, moradores e funcionários, é possível curtir a festa mais esperada do ano com tranquilidade e segurança”, finaliza a diretora.