Advertisement

Janeiro Roxo: Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção à hanseníase


A Secretaria de Saúde, através dos Programas Especiais de Saúde, está reforçando a campanha “Janeiro Roxo”, voltada para a prevenção à hanseníase, doença infectocontagiosa que afeta a pele e os nervos do paciente. 


De acordo com a coordenação do programa, em Itatiaia, o paciente que apresentar algum sintoma pode procurar atendimento médico do SUS na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou se preferir poderá procurar diretamente o programa para consulta ou a avaliação. 


O atendimento do programa acontece todas as 2ª, 4ª e 5ª feiras, das 13h às 17 horas e às 3ª feiras, 08 às 17 horas, no prédio ao lado da Policlínica Municipal. O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado pela equipe responsável, formada por um médico e uma enfermeira. 


Ainda segundo a coordenação do programa, durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes e repassadas todas as orientações necessárias e também a medicação do tratamento a seguir. 


Os principais sintomas da hanseníase são o surgimento de caroços ou manchas brancas ou avermelhadas na pele, sensação de fisgadas ou dormência e a perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. 


O Programa Especial de Saúde atende pacientes com patologias como Tuberculose, Hanseníase, HIV/AIDS e Hepatites Virais. O atendimento é realizado na Policlínica Municipal, na Avenida dos Expedicionários, nº175 – Centro.