Advertisement

Dengue: condomínios entram em alerta contra focos do Aedes Aegypti

 


O Estado do Rio vem registrando aumento do número de casos de dengue neste ano. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam crescimento de 296% de infectados em relação a 2021. Na capital, o cenário é ainda mais grave: crescimento de 415% de infecções. O coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, uma das maiores administradoras de condomínios do país, alerta para a necessidade para dos síndicos manterem uma boa comunicação interna como forma de manter os moradores atentos aos cuidados em relação ao mosquito aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya.

 


- É preciso fazer uma manutenção constante nos poços dos elevadores, para evitar o acúmulo de água. Existem outros pontos sensíveis, como plantas localizadas em áreas comuns e ralos. O síndico deve manter a equipe de limpeza muito alerta - salienta Gouveia.

 


Para ele, a ação preventiva pode ajudar a evitar a proliferação do mosquito e afastar a possibilidade de casos de dengues e outras doenças advindas do contato com o aedes.

 


- Estamos falando de saúde e conscientização coletiva. Os síndicos podem colocar avisos nas áreas de maior circulação, ressaltando a responsabilidade pessoal de cada morador. O administrador pode, inclusive, convidar um especialista para fazer uma palestra sobre o tema aos condôminos -- aconselha o representante da Cipa.