Advertisement

'Jovens Negros de Sucesso' encerra atividades do mês da Consciência Negra em Barra Mansa

 Promovido pela Prefeitura e Rotary Clube Alvorada, evento homenageou 24 pessoas que se destacam em suas atividades escolares e profissionais

 
A Prefeitura de Barra Mansa e o Rotary Clube Alvorada realizaram na noite desta quinta-feira (1°), a 5ª edição do 'Jovens Negros de Sucesso'. Com 24 homenageados, o evento encerrou as atividades alusivas ao mês da Consciência Negra e de luta contra o racismo no município.
Entre o público presente, familiares e amigos dos jovens, a vice-prefeita Fátima Lima; o deputado estadual Jari Oliveira; o vereador Bruno Oliveira; a presidente do COMUPPIR (Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial), Aldjane Prata; a presidente do Rotary Clube Alvorada, Dinah Ottoni Maia; o instrutor-chefe do Tiro de Guerra, 1° sargento Wesley César Santana; a gerente da GEPIR (Gerência de Promoção da Igualdade Racial), Deiviane Costa; o fundador da OICN (Organização e Integração de Consciência Negra), Chiquilin; além de representantes de empresas e do comércio local.
Na abertura do evento, Fátima Lima destacou que a luta antirracista deve acontecer durante todo o ano e envolver toda a sociedade. “Não podemos aceitar que o preconceito e a discriminação de raça continue acontecendo no mundo, principalmente no Brasil onde 54% da população é negra. Desde 2017, Barra Mansa tem implementado diversas iniciativas voltadas para a equidade e a valorização das pessoas negras. Estas ações são realizadas em diversos segmentos e também nas escolas, por meio do Projeto Afro Saberes, pois acreditamos que  a educação é o principal pilar de transformação e de formação de novos conceitos e atitudes”.
O deputado Jari Oliveira destacou que a luta diária pela igualdade e equidade entre as pessoas envolve ainda a inclusão social.
Para Dinah Maia, a iniciativa perpassa a questão política. “Firmamos uma parceria com a Prefeitura, por meio do gabinete da vice-prefeita, de apoiar os Jovens Negros de Sucesso, garantindo assim, que independente do gestor público, o evento terá continuidade em nossa cidade. Esta é uma maneira de ajudar a reparar os danos sofridos pela população negra ao longo da história do Brasil”, disse.
Reconhecimento
Entre os jovens homenageados, alunos das escolas públicas e formandos do Tiro de Guerra Barra Mansa foram reconhecidos pelos exemplos de superação e força. Ao todo, 24 jovens foram selecionados para receber os certificados, além de brindes como uma bolsa de estudos integral oferecida pela Microlins e descontos para o Ensino Superior pela UniFaa.

Confira quem foram os homenageados:

Mike Anderson da Silva
Isaac Felipe da Silva
Bruno Francisco Gomes da Silva
João Victor dos Santos Valvêrde Costa
Marlon Moura Marques
Caio Braga Gabriel
Julia Eduarda Oliveira da Silva
Jonathan Gabriel Oliveira da Silva
Moisés Bonifácio Carvalho
Gabriel de Carvalho Nunes Corrêa
Carlos Eduardo de Oliveira
Marcello Santos Alfredo
Jônatas Thomé
Israel Luis de Oliveira Viana
Thais Rodrigues de Andrade
Fagner Teodoro Bulhões da Costa
Júlia Heloiza dos Santos
Anna Júlia de Almeida Nery
Pâmela Diogo
Igor Sebastião Moreira
Dyeine de Oliveira Ramos
Rute Pereira
Marcelo de Souza
Mariana Tereza da Conceição do Carmo