Advertisement

Pesquisa mostra que pequenas empresas fluminenses adotam práticas ESG


Estudo do Sebrae e do portal Integridade ESG avaliou o entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas EPPs do estado do Rio de Janeiro 

 

Metade das Empresas de Pequeno Porte (EPPs) do Rio de Janeiro já adota alguma prática do padrão ESG. É o que revela pesquisa desenvolvida pelo Sebrae/RJ em parceria com o portal Integridade ESG, da Insight Comunicação. A sondagem avaliou o conhecimento e a valorização dos compromissos ambientais, sociais e de governança entre a EPPS do estado. Ao todo, foram analisadas 390 empresas. Desse total, os representantes de 67% delas afirmaram conhecer práticas sustentáveis, mas apenas 42% dominam o conceito ESG. 

 
Para a gestora de projetos de sustentabilidade do Sebrae/RJ, Aline Barreto, a pesquisa mostra uma tendência de preocupação das empresas com a agenda ESG. “A sondagem revela um novo caminho que as EPPs estão tomando, já que durante anos o investimento em questões ambientais, sociais e de governança era visto como uma despesa de baixo retorno para o negócio”, explica.  

Os resultados mostram ainda que, para as empresas pesquisadas, as três principais vantagens percebidas na agenda ESG estão relacionadas à melhoria da reputação e ao incremento das vendas. No recorte por setor de atividade econômica, o de serviços mostrou-se o mais receptivo às práticas ESG. As empresas que conhecem algumas delas somam 74%; outras 21% desconhecem, mas gostariam de adotar; e apenas 5% não têm interesse por elas. Em seguida, vem o setor da indústria, onde esses percentuais são respectivamente 67%, 25% e 8%. No segmento do comércio, apenas 59% têm conhecimento sobre elas; 30% não as conhecem, mas gostariam de adotá-las; e outros 11% não demonstram interesse nessa agenda.

  

Segundo Mariza Louven, editora do portal Integridade ESG, “O Brasil é um país de pequenas e médias empresas, ou seja, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a realidade ESG desse segmento que move a nossa economia, inclusive como contribuição às políticas públicas, de fomento e até a comunicação com esses empreendedores", explica.
  

Com relação às práticas ambientais, 12% das empresas já utilizam energia de fontes solar ou eólica; e 37% direcionam o lixo para reciclagem. No entanto, um percentual ainda alto utiliza sacolas e copos plásticos, respectivamente 77% e 67%.  No eixo social, apenas 20% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas negras; e somente 14% das EPPs pesquisadas possuem política de diversidade, igualdade e inclusão. Doações para projetos sociais fazem parte da realidade de 21% das empresas analisadas. 

Com relação a práticas de governança, 64% das empresas não possuem normas internas claras e explícitas no âmbito ESG; enquanto 60% não possuem estrutura organizacional definida para desenvolver essa agenda. A pesquisa sinalizou ainda que apenas 7% possuem uma área de governança; e somente 13% contam com um sistema de prestação de contas das lideranças. 

“A adesão à agenda ESG é importante para a sobrevivência das empresas. Os consumidores estão mais preocupados com as questões socioambientais e hoje pesquisam as práticas e a reputação das organizações com as quais se relacionam. Aquelas que não estão nesse caminho não são competitivas”, finaliza Aline Barreto.  

Sobre o portal 

Integridade ESG é uma plataforma voltada às melhores práticas corporativas e à disseminação de informações sobre a temática ESG, com foco nas condutas éticas das empresas e instituições. O propósito do portal é fomentar discussão a partir da produção de reportagens, entrevistas, artigos, seminários, lives, podcasts, newsletters, palestras, pesquisas e dashboards, entre outros formatos de conteúdos relacionados aos temas ambiental, social e governança.


Link para pesquisa: Link