Advertisement

Mil livros novos foram distribuídos para passageiros do VLT Carioca

 Quem embarcou na estação Rodoviária do VLT Carioca na manhã desta última sexta-feira embarcou também em uma viagem literária. Em cada assento das composições, livros novos, dos gêneros mais variados, podiam ser folheados, lidos e até levados para casa. A ação, promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e editoras associadas, em parceria com o VLT Carioca, faz parte da celebração pelo Dia Nacional da Língua Portuguesa (05 de novembro). No total, mil livros foram distribuídos no projeto Viaje na Leitura.

 

A ação surpreendeu e encantou passageiros, que parabenizaram a iniciativa. Foi o caso dos professores Júlio Cesar Couto e Claudia Andrade, que embarcaram em uma das composições e levaram dois exemplares, cada, para casa. “Eu achei essa iniciativa maravilhosa. Nós estamos precisando de livro, de cultura”, comentou Júlio. Quem também aplaudiu a ação e já planeja fazer uma resenha sobre o livro encontrado foi Luiza Martins, que possui um perfil literário em uma rede social. “Campanha linda para os cariocas. Se estava faltando aquele empurrãozinho para se tornar um leitor, eis a oportunidade”, disse ela.
 


Uma nova distribuição está prevista para acontecer até o fim do ano. A parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e o VLT Carioca também teve o apoio das editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Mórula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina. As editoras foram responsáveis pela doação de mil livros de diferentes gêneros literários.

 

O principal objetivo das instituições envolvidas com a ação Viaje na Leitura é estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores. “Quando o livro consegue atingir de maneira democrática os trabalhadores e estudantes numa ação inesperada, este ato simbólico de ter acesso facilitado às obras ganha mais alcance e pode funcionar como estímulo à criação do hábito da leitura”, afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid.

 


Para o diretor executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira, a parceria é vista de forma muito positiva e permite uma oferecer uma experiência completa aos usuários. “O VLT Carioca é uma empresa de mobilidade humana, assim como outras concessionárias do Grupo CCR, e por isso nossa preocupação vai além do deslocamento de passageiros. Queremos oferecer oportunidades, e facilitar o acesso à leitura faz parte disso”, incentivou o diretor.