Advertisement

Jovens de escolas públicas terão "aulão" exclusivo sobre Biologia Quântica no Museu do Amanhã

 Uma Ciência do Amanhã 

 

Você sabia que tem passarinhos que nunca esquecem o caminho de volta pra casa? Algumas aves migratórias viajam, todos os anos, milhares e milhares de quilômetros para fugir do frio do inverno e depois retornam certinho para seus ninhos. Algumas tartarugas ficam anos e anos no mar e retornam exatamente para a mesma praia onde nasceram. Como será que esses pequenos animais conseguem fazer essa façanha? Essas e outras perguntas só conseguem ser respondidas se entendermos os processos quânticos, que estão intrinsecamente ligados aos processos biológicos envolvidos nos organismos vivos.

 

E esses processos quânticos presentes em uma nova área da ciência, que ainda está se estabelecendo no mundo, é tema de um "aulão" para jovens alunos no Museu do Amanhã. Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, cerca de 100 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro irão descobrir e conhecer mais sobre a Biologia Quântica, que é o encontro de duas áreas de conhecimento: a biologia, que estuda a vida e os organismos vivos, e a física quântica, que trata de fenômenos que ocorrem na esfera molecular, atômica ou subatômica, ou seja, abaixo do átomo, como elétrons, prótons e fótons.

 

Durante uma hora, em uma aula exclusiva desenvolvida pelo neurocientista e professor da Universidade Federal do ABC Guilherme Brockington, e pelo PhD em Física da Universidade de São Paulo (USP) com foco em Neurofísica, Marcelo Sousa, ambos pesquisadores afiliados ao Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), os estudantes terão a chance de conhecer como os processos mais fundamentais da física quântica podem estar relacionados com sistemas biológicos.

 

“A ideia é fazer com que esses estudantes possam vislumbrar a beleza e a complexidade da ciência e se encantem com a explicação científica da vida. Nosso desejo é que esses jovens também percebam que nós, brasileiros, somos criativos, inventivos e fazemos ciência de ponta no mundo, de modo que possam entender que eles também têm potencial para serem cientistas, que eles podem fazer parte do futuro da ciência no Brasil.”, conta Guilherme Brockington que está muito animado em fazer o “aulão” e convocar os jovens para essa reflexão.

 

A ação social é uma iniciativa do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e do Ciência Pioneira, em parceria com o Instituto Phi e com as ONGs Instituto Apontar, Associação Semente da Vida da Cidade de Deus e o Colégio Estadual Monteiro de Carvalho. “Com essa iniciativa dentro do Museu do Amanhã esperamos despertar a curiosidade e o interesse pela ciência de fronteira nas futuras gerações e mostrar para esses jovens alunos de forma lúdica e dinâmica o que é a Biologia Quântica, uma área emergente da Ciência e que ainda não é ensinada nas salas de aula”, conta Dr. Jorge Moll Neto, conselheiro do IDOR e um dos idealizadores da iniciativa Ciência Pioneira.

 

A ação faz parte ainda do evento Quantum Bio BR Summit, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e contará com grandes palestrantes nacionais e internacionais da Biologia Quântica.


Sobre a iniciativa Ciência Pioneira

A iniciativa Ciência Pioneira foi idealizada com o propósito de apoiar a formação, desenvolvimento e retenção de talentos da ciência no país, além de financiar pesquisas de fronteira através de parcerias com instituições de ponta no Brasil e no exterior. O objetivo mais amplo é explorar linhas de estudo promissoras e ainda pouco exploradas pela Ciência, e que podem se traduzir em importantes avanços nas interfaces entre as ciências biomédicas e as ciências exatas, incluindo física, matemática e engenharia. A motivação da Iniciativa está em apoiar propostas que possam resultar em um importante impacto no desenvolvimento país. A iniciativa Ciência Pioneira é um projeto filantrópico da família Moll -- que prevê um investimento de R$ 500 milhões ao longo dos próximos 10 anos -- e que estará aberto a investimentos de outros parceiros ou apoiadores para alavancar seu alcance e impacto.

 

O pilar de internacionalização da iniciativa Ciência Pioneira vai fortalecer as parcerias do Brasil com instituições estrangeiras e criar novas oportunidades para o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e do exterior, incentivando a cultura de intercâmbio científico e fortalecendo a pesquisa científica brasileira no cenário mundial. A iniciativa Ciência Pioneira não receberá propostas ou projetos diretamente, mas será proativa na criação de editais e outras oportunidades, seja de forma independente ou em parceria com outras instituições.


 

Sobre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)

Com mais de uma década de atividade, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

 

O IDOR vem desenvolvendo pesquisas de fronteira voltadas tanto para ciência aplicada - com impacto clínico direto a curto prazo - quanto para a ciência fundamental, que busca o conhecimento mais profundo sobre os mecanismos biológicos, fisiológicos e patológicos.

 

A importância de aproximar a ciência básica da clínica foi evidenciada nas pesquisas envolvendo o vírus Zika, nas quais o IDOR ganhou destaque internacional com publicações na prestigiada revista Science, e no projeto Ciência IDOR Contra a Covid, iniciado em 2020 com a pandemia de Covid-19 e investimentos que superaram US$ 5 milhões. O programa “Ciência IDOR Contra a COVID” engajou boa parte dos pesquisadores do IDOR e centenas de profissionais de saúde da Rede D’Or São Luiz para atuar em dez linhas de pesquisa com potencial de contribuir para o enfrentamento da doença. Até o momento foram publicados mais de 140 artigos científicos sobre o tema em periódicos de reconhecimento internacional, além de outras iniciativas como um aplicativo para análise geoespacial da infecção pela doença (o Dados do Bem) e uma plataforma on-line gratuita com informações sobre autoconhecimento e saúde mental formuladas por especialistas do IDOR - o Portal IDOR de Saúde Mental.