Aconteceu nesta quarta-feira (23/11), no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, o Fórum Ordinário dos Conselhos Municipais de Saúde da região. A pauta do evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Itatiaia, debateu as políticas públicas de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Unificado de Saúde) e a regionalização dos serviços.
Os gestores de saúde e profissionais discutiram sobre melhorias no atendimento de alto risco, neonatal e a entrega de serviços médicos pactuados pelo consórcio de saúde existente entre os municípios do Médio Paraíba. Para o secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, o Fórum foi positivo, buscando alternativas para atender melhor os usuários dos serviços de saúde do SUS.
"O serviço do SUS tem que ser de qualidade. A secretaria de Saúde de Itatiaia passou por muitas mudanças nos últimos dois anos. Estamos construindo uma nova saúde, com total empenho do prefeito Irineu Nogueira, e também com o apoio do Conselho. Vamos fazer uma saúde melhor em Itatiaia”, disse.
Luiz Eduardo comentou ainda que, com o bom funcionamento do setor de atenção básica em saúde e mais ofertas de exames e consultas de especialidades, a expectativa é de redução no número de doentes no Hospital Municipal.
Também participou do fórum o subsecretário de Saúde de Itatiaia, Guilherme Vasconcellos. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itatiaia, Nilton Souza dos Reis, pediu que seja feita uma melhor divulgação dos serviços disponibilizados para os usuários das cidades que compõem o Consórcio de saúde.
O Fórum dos Conselhos de Saúde do Médio Paraíba é composto pelos municípios de Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Barra do Pirai, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Quatis, Valença e Volta Redonda.