Aconteceu nesta quarta-feira (23/11), no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, o Fórum Ordinário dos Conselhos Municipais de Saúde da região. A pauta do evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Itatiaia, debateu as políticas públicas de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Unificado de Saúde) e a regionalização dos serviços.  

Os gestores de saúde e profissionais discutiram sobre melhorias no atendimento de alto risco, neonatal e a entrega de serviços médicos pactuados pelo consórcio de saúde existente entre os municípios do Médio Paraíba. Para o secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, o Fórum foi positivo, buscando alternativas para atender melhor os usuários dos serviços de saúde do SUS.  

"O serviço do SUS tem que ser de qualidade. A secretaria de Saúde de Itatiaia passou por muitas mudanças nos últimos dois anos. Estamos construindo uma nova saúde, com total empenho do prefeito Irineu Nogueira, e também com o apoio do Conselho. Vamos fazer uma saúde melhor em Itatiaia”, disse.  

Luiz Eduardo comentou ainda que, com o bom funcionamento do setor de atenção básica em saúde e mais ofertas de exames e consultas de especialidades, a expectativa é de redução no número de doentes no Hospital Municipal.  

Também participou do fórum o subsecretário de Saúde de Itatiaia, Guilherme VasconcellosO presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itatiaia, Nilton Souza dos Reis, pediu que seja feita uma melhor divulgação dos serviços disponibilizados para os usuários das cidades que compõem o Consórcio de saúde.  

 O Fórum dos Conselhos de Saúde do Médio Paraíba é composto pelos municípios de Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Barra do Pirai, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Quatis, Valença e Volta Redonda.