Advertisement

Estado regulamenta programa Infratur para recuperação de prédio históricos

 

Fruto de projeto de lei do deputado Max Lemos, programa de incentivo ao turismo foi lançado durante evento de prestação de contas do governo do estado

 

 

A regulamentação do programa Infratur, que visa garantir investimento no turismo recuperando prédios históricos e templos religiosos, foi lançada nesta terça-feira, 29 de novembro, em evento realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A Lei nº 9698, de 27 de maio de 2022 que institui o programa, sancionada pelo governador Cláudio Castro, é fruto de Projeto de Lei do deputado estadual Max Lemos.

 

“O Infratur se destina a reformas e restauração de prédios, equipamentos urbanos e outros turísticos, públicos ou privados, de acesso disponível à população. Um projeto que nasceu com o objetivo de desenvolver o turismo por meio da restauração e recuperação de prédios que são verdadeiros pontos turísticos religiosos, e que recebem milhares de turistas todos os anos,  movimentando a economia local, principalmente em datas comemorativas. Hoje o projeto tem como um dos critérios restaurar prédios que integrem roteiros turísticos e que tenham relevância cultural, esportiva ou para o turismo, seja religioso ou de negócios. Fico feliz em mais uma vez poder contribuir para o desenvolvimento de nosso estado”, explicou Max Lemos.

 

As regras para funcionamento do programa foram lançadas durante evento de prestação de contas da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, que  teve um crescimento de 1750% em relação aos últimos anos, de acordo com dados do informado no evento. Durante a solenidade também foi lançado o livro Revolução na Infraestrutura do Rio de Janeiro, que reúne registros de obras em andamento ou que estão em fase de projeto em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. A publicação reúne as realizações da Seinfra com um grande acervo de fotos, fichas técnicas das obras e depoimentos das maiores autoridades do Estado.

 

Presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado estadual Max Lemos também apresentou os principais números das realizações no período em que esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura e Obras.

 

"Foram 5 meses mergulhado na burocracia para iniciar as atividades, mas conseguimos vencer e hoje a Seinfra tem obras concluidas, em andamento e ficaram uma diversidade de projetos para o futuro que poderão ser continuados. Por isso agradeço a oportunidade ao governador Cláudio Castro, que firmou um compromisso com o estado e trabalhou muito. Este é o maior legado que podemos deixar.  E  vamos continuar dando a nossa contribuição ao estado e consolidar o que a gente começou", completou Max Lemos.

 

O atual secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, seus subsecretários e representantes das vinculadas Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Empresa de Obras Públicas (Emop) e Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) apresentaram painéis para falar dos desafios vencidos para tirar antigos projetos do papel e as estratégias utilizadas pela gestão nesses processos.

 

O evento contou com a presença de prefeitos e parlamentares de todo o estado.