Advertisement

COPA DO MUNDO NO CATAR EXIGE CUIDADOS EXTRAS PARA EVITAR LESÕES NOS ATLETAS

Professor de fisioterapia fala sobre a importância do profissional da saúde

no dia a dia dos jogadores

Pela primeira vez, a Copa do Mundo de futebol será realizada em um país do Oriente Médio: o Catar. O professor e fisioterapeuta, Thiago Ferreira, parte do corpo docente no Centro Universitário Newton Paiva, destaca algumas diferenças em relação a esse lugar atípico para o evento esportivo. “Há uma diferença na Copa deste ano, que vai desde o clima muito quente a data escolhida para o campeonato. Isso tem um impacto grande no planejamento dos clubes, principalmente no manejo e controle de lesões esportivas”.

Profissionais da área de saúde, que participarão do torneio, monitoram os atletas, principalmente aqueles que atuam na Europa, para evitar alguma lesão antes do torneio. O professor destaca que quando a competição ocorre no meio do ano, como todas as copas anteriores, os atletas convocados, geralmente estão em final de temporada, principalmente aqueles que jogam em países europeus. Assim, esses jogadores tem um período de descanso para se dedicarem ao torneio. “Nesse ano isso não foi possível, e existe uma preocupação dos clubes, do staff da saúde e técnico para evitar que os atletas se machucassem as vésperas da Copa”, completa.

Várias seleções, como o Brasil, França e Alemanha, por exemplo, já perderam jogadores devido a lesões. A seleção brasileira não irá contar com Phillipe Coutinho, um dos jogadores cotados para compor o elenco de Tite; a França que teve 11 jogadores lesionados, incluindo Pogba, Kanté, titulares da equipe de Didier Deschamps; e a Alemanha, que pela quarta competição internacional seguida, não poderá contar com Marco Reüs, por lesão muscular.

Thiago Ferreira, ainda lembra que as principais competições europeias como, a Champions League e a Europe League, e os campeonatos nacionais, só paralisaram os torneios apenas uma semana antes da Copa no Catar. O que gera uma sobrecarga de jogos no atleta, podendo levar a complicações, como uma lesão com poucos dias de campeonato.

Ferreira fala sobre alguns pontos que podem ser propícios a uma lesão e como o profissional da fisioterapia esportiva é crucial para preparar minimizar os riscos que o atleta corre. “Isso coloca os jogadores que estão jogando de maneira constante em um risco elevado de lesão, devido à sobrecarga e condições de treinabilidade para que o atleta possa performar o futebol”, destaca.

As lesões podem apresentar alguns tratamentos e até mesmo transtornos diferentes aos atletas. Em alguns casos, as lesões podem ser tão graves a ponto de afastar um profissional do esporte. Como o caso de Álvaro Domínguez, zagueiro espanhol, que atuava na Alemanha, se aposentou dos gramados aos 27 anos, devido a uma série de lesões em curto prazo. E, no Brasil, outro exemplo de aposentadoria precoce devido ao grande número de lesões é o de Ederson, ex-jogador do Flamengo. O meia teve uma série de lesões no joelho, que impediam o retorno dele aos gramados.

O fisioterapeuta ainda complementa sobre a responsabilidade do fisioterapeuta que acompanha o atleta durante os jogos, seja no clube ou na seleção. “Os profissionais da fisioterapia têm uma grande atuação no movimento pré, e durante a competição da Copa do Mundo”, finaliza.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Comemorando os seus 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE -- Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU -- Centro de Exercício Jurídico, NUCont -- Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus -- primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.