Advertisement

Alerj aprova indicação parlamentar que visa instalar atendimento em libras nas repartições públicas, no mês dedicado aos cuidados com a audição

 

Central de Atendimento em Libras visa dar mais independência aos surdos e deficientes auditivos.
O mês de novembro também é dedicado a prevenção e o combate à surdez, através da Campanha Novembro Laranja que alerta à sociedade civil sobre os cuidados com a audição. Conectada ao tema e na perspectiva da inclusão, a Alerj aprovou no dia 3 uma Indicação Parlamentar que visa instalar atendimentos em libras nas repartições públicas. A iniciativa proposta pelo deputado estadual Marcos Abrahão (Avante) possui o objetivo de dar suporte e orientação aos surdos e servidores, facilitando a comunicação entre os mesmos.

Além de proporcionar mais autonomia, a ideia é dar mais independência aos surdos e as pessoas com os mais variados níveis de deficiência auditiva. “A aprovação da indicação legislativa nº 594/2022, pela Alerj, é um grande passo para termos mais uma ferramenta de inclusão no Estado. A criação da Central de Atendimento em Libras vai dar mais dignidade e autonomia aos surdos e deficientes auditivos que querem tocar as suas vidas com mais independência. A instalação nas repartições públicas é um começo. Vislumbramos sim estender essa iniciativa aos demais setores da sociedade”, enfatiza o deputado Marcos Abrahão.
 
É importante lembrar que existem 500 milhões de surdos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já no Brasil, o número estimado é de 10,7 milhões de pessoas, de acordo com estudo em conjunto feito pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda (2019). A pesquisa aponta ainda que a maior parcela de deficientes auditivos está na Região Sudeste (42%).

Novembro Laranja

Hoje, 10 de novembro, é o dia dedicado, nacionalmente, a prevenção e o combate à surdez. Lingado a Campanha Novembro Laranja, nesta quinta-feira, as Instituições públicas e privadas são convidadas a orientar as pessoas sobre os cuidados com a audição e os métodos preventivos à surdez. Ainda segundo a OMS cerca de 28 milhões de brasileiros apresentam problemas auditivos que poderiam ser revertidos através de cuidados básicos. Especialistas afirmam que utilizar protetores auditivos em locais com ruídos e manter distância de caixas de som em shows e eventos são algumas das maneiras eficazes.