Advertisement

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA DE RESENDE MUDA DE ENDEREÇO E PASSA A ATENDER NO BAIRRO LIBERDADE

 PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA DE RESENDE MUDA DE ENDEREÇO E PASSA A ATENDER NO BAIRRO LIBERDADE 


Referência no Brasil, programa de Resende segue servindo como inspiração para outros municípios 


O programa “Família Acolhedora” de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está de endereço novo. O programa agora está sediado na Avenida Riachuelo, número 236, no bairro Liberdade, com um espaço mais confortável e adequado para receber as famílias. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

Além da recepção presencial, o serviço também conta com número de celular, que pode atender e tirar dúvidas da população. O número é o (24)99232-9664.  

O Programa Família Acolhedora de Resende tem como objetivo o acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Neste contexto, a família ou pessoa cadastrada e habilitada pelo programa protege o acolhido, proporcionando um crescimento sadio, com afeto e respeito às suas necessidades. O prazo de acolhimento familiar é de até um ano e meio, conforme o artigo 9º da lei municipal, baseada no ECA. 

Visitas de outros municípios 

Com 9 anos de existência, o programa “Família Acolhedora” de Resende é considerado uma referência nacional pela experiência, aprimoramentos ao longo do tempo e êxito em cumprir um papel social pautado no altruísmo, na generosidade e no amor ao próximo. 

Nos últimos meses, o programa foi visitado por outras seis cidades, que vieram buscar referências para aprimoramento ou até para a criação de um programa semelhante. Como foi o caso da última visitante, Angra dos Reis, no mês passado. Além dela, Caraguatatuba, Barra do Pirai, Itaguaí, Arraial do Cabo e Salete, mas este de forma remota. 

- Contamos com uma equipe permanente, capacitada e muito comprometida. É válido também ressaltar a importância da nossa proximidade com o juízo, Ministério Público e Conselho Tutelar. Todos eles reconhecem o sucesso do programa e estão nessa parceria visando o melhor para as crianças e adolescentes que precisam desse suporte. O Família Acolhedora une histórias, cria vínculos, fortalece o que há de bom nas pessoas e dissemina o amor pelo próprio, sempre com muito respeito, sensibilidade e responsabilidade com a história das pessoas. Esses são os principais ingredientes de um programa de sucesso – ressaltou a coordenadora, Patrícia Fernanda Neves.