Advertisement

Programa de Inovação Aberta da Andrade Gutierrez alcança mais de 1500 conexões com startups e inicia 5º ciclo

221 empresas se inscreveram para 5º ciclo, com destaque para o desafio de Treinamento e Comunicação

 

O Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora Andrade Gutierrez, atingiu a marca de mais de 1500 conexões com startups, além de ter acelerado mais de 30 iniciativas e contratado mais de 20 soluções. Criado em 2018 com o intuito de trazer para as obras e áreas corporativas da construtora fornecedores com soluções inovadoras, o programa está atualmente em seu 5º ciclo de inovação.

 

O 5º ciclo, em andamento, concluiu a primeira etapa com 221 inscrições entre os sete desafios disponíveis: 5G - Conectividade no canteiro de obras , Canteiro Verde , RH 4.0 , Produtividade de Equipamentos, Treinamento e Comunicação , Gestão de Escopo e Cadeia de Suprimentos e Estoque , além da opção de inscrição aberta àquelas empresas que acreditam terem fit com a AG em outros setores de atuação. Das startups inscritas, 95% são brasileiras, enquanto os outros 5% são compostos por empresas da Venezuela, Chile, Estados Unidos, México e Espanha.

 

“A Andrade Gutierrez sempre foi pioneira em inovação no nosso setor, mas foi em 2014 que iniciamos de forma efetiva essa trajetória. Iniciamos pela transformação de processos operacionais, com foco na excelência operacional e nas melhores práticas do mercado. Em 2017, tivemos o pontapé inicial para trazer soluções de mercado para dentro da construtora, por meio do Digital Day, primeira iniciativa de inovação aberta da empresa. Neste dia, 20 startups apresentaram soluções para Linha de Transmissão.”, relata André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.

 

Medina explica que o Digital Day buscava solucionar desafios específicos em obras pontuais da Andrade Gutierrez e que, a partir dele, a construtora viu a possibilidade de atingir todo o setor de engenharia e construção. “Foi então que, em 2018, decidimos criar o Vetor AG, o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção, para ser a porta de entrada para que soluções inovadoras sejam testadas nas maiores obras do Brasil”.

 

A expectativa é que esse 5º ciclo continue acelerando a Engenharia 4.0 e impulsione o setor a práticas mais inovadoras. “Estamos muito contentes com os resultados já obtidos. Em novembro realizaremos o Pitch Day, com as startups qualificadas, e teremos a oportunidade de entender melhor a proposta de cada uma para a AG. Esse ano tivemos sete desafios e nosso objetivo é encontrar as melhores soluções para cada um”, conta Medina.

 

A Andrade Gutierrez hoje é reconhecida pela excelência operacional, BIM (Building Information Modeling) e inovação. Neste ano conquistou o 1º lugar setorial em Construção e Engenharia pela terceira vez, no segundo ano consecutivo, no Prêmio Valor Inovação Brasil, que reconhece as 150 empresas mais inovadoras do país. Em 2021 também conquistou o 2º lugar setorial (Construção Civil) no ranking TOP 100 Open Corps, do 100 Open startups, e reconhecida em duas categorias no Prêmio Kaizen Brasil: Excelência na Produtividade e Excelência na Digitalização.

 

Sobre o Vetor AG:

O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado. No 5º ciclo de inovação aberta do programa, mais de 220 empresas nacionais e internacionais se inscreveram para participar.