Advertisement

Barra Mansa ressalta a importância da prevenção no Dia Nacional da Vacinação


Município segue com campanhas contra Poliomielite, Influenza e Covid-19, além da atualização das cadernetas de jovens menores de 15 anos nesta semana

Nesta segunda-feira, dia 17, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa destaca a importância dos imunizantes para a erradicação ou diminuição de várias doenças graves. Visando aumentar o número de crianças e adolescentes imunizados no município, a Pasta reforça sobre o andamento das campanhas contra Poliomielite, Influenza, Covid-19 e a Multivacinação ao longo desta semana.

A coordenadora de Imunização do município, Yasmim Rio Verde, falou da importância das vacinas para a população. “É difícil precisarmos o motivo das pessoas não terem despertado para a importância da vacinação. Esta é uma forma eficaz de prevenção às doenças. Por isso, reforçamos que os pais e responsáveis devem procurar as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacina dos filhos. Não acreditem em ‘fake news’; procure a unidade mais próxima e nos ajude a proteger nossas crianças", reforçou Yasmim.

A Campanha Nacional de Vacinação já atingiu a marca de 60% das crianças do país na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade. A meta é atingir 95% do público-alvo até o dia 31 de outubro, data até quando a campanha foi prorrogada.

A campanha de Multivacinação tem objetivo de deixar em dia a caderneta dos menores de 15 anos de idade. Já a vacina contra a poliomielite, que é aplicada em ‘gotinha’, é destinada a crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham tomado a dose do imunizante.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde.

Covid-19 e Influenza

O município segue também nesta semana, de terça a sexta-feira, dias 18 a 21, com a aplicação da 5ª dose do imunizante contra a Covid-19 em imunossuprimidos, maiores de 18 anos, que tenham recebido a 4ª dose há no mínimo quatro meses. A ação acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 9h às 16h. Para imunização, é preciso estar com os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde).

O público-alvo é composto por pessoas com alto grau de imunossupressão, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Estão nesse grupo, pessoas com: imunodeficiência primária grave; tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); em uso de drogas imunossupressoras; uso de corticóides em doses 220 mg/dia de prednisona ou equivalente por 214 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes que estejam em hemodiálise ou vivendo com HIV/AIDS ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

A Secretaria Municipal de Saúde também nesta semana, dá continuidade à imunização contra Influenza, para pessoas a partir de seis meses de idade, e Covid-19 em crianças, adultos e idosos. As doses contra gripe são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 8h às 17h, com exceção da Unidade de Saúde do Ano Bom, que funciona em horário estendido – até às 20h.

Os locais para a vacinação de crianças de 3 a 11 anos contra o coronavírus são os seguintes: Amparo (quarta-feira); Belo Horizonte (sexta-feira); Clínica da Família (quarta-feira); Floriano (quinta-feira); Ismael de Souza (segunda-feira); Nove de Abril (quarta-feira); Paraíso de Cima (sexta-feira); Rialto (terça-feira); Roselândia (sexta-feira); Santa Lucia (terça-feira); Santa Rita de Cássia (quinta-feira); São Luiz (segunda-feira); Siderlândia (segunda-feira); UBS Centro (quarta e sexta-feira); UBS Colônia (segunda e quarta-feira); Vale do Paraíba (quinta-feira); Vila Coringa I (terça-feira); Vila Elmira (quarta-feira); Vila Independência (quarta-feira); Vila Maria 2 (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).

A vacinação contra Covid-19 também segue para adolescentes e adultos nos seguintes locais: Amparo (quinta-feira); Ano Bom, Belo Horizonte (terça-feira); Boa Sorte (sexta-feira); Boa Vista II (quarta-feira); Bocaininha (terça-feira); Clínica da Família (exceto quarta-feira); Colônia PSF (segunda e quarta-feira); Cotiara, Floriano (quinta-feira); Getúlio Vargas, Goiabal (quinta-feira); Ismael de Souza (exceto segunda-feira), Jardim Primavera (segunda e quinta-feira); Km4 (segunda-feira); Mangueira (terça e quinta-feira); Monte Cristo (segunda e quarta-feira); Nova Esperança (terça e quarta-feira); Nove de Abril (quinta-feira); Paraíso de Baixo (quarta-feira); Piteiras (segunda, quarta e sexta-feira); Pró Saúde (segunda-feira); Rialto (quinta-feira); Santa Maria II (terça e quinta-feira); Santa Rita de Cássia (quarta-feira); São Francisco (sexta-feira); Santa Rita de Fátima (terça-feira); Vila Coringa II (quarta-feira); Vila Delgado (segunda e quarta-feira); Vila Maria I (terça-feira);Vila Orlandélia (segunda e quinta-feira); Vila Principal (quarta-feira) e Vila Ursulino (quinta-feira).
O cronograma é o seguinte:
- 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
- 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses.
-5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta doses.