Advertisement

16% dos comércios mudaram de endereço na pandemia, aponta pesquisa VR-Locomotiva


O estudo, finalizado em setembro, revela que a busca pela redução do aluguel foi a principal razão do deslocamento; entre os estabelecimentos comerciais que trocaram de endereço, 59% escolheram bairros residenciais

 

Uma pesquisa nacional, encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, revelou que os comércios ainda lidam com os impactos da crise agravada pela pandemia e buscam se adequar para manter suas portas abertas. O estudo foi finalizado em setembro e ouviu responsáveis pela gestão de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.

 

Do total de entrevistados, 16% dos estabelecimentos afirmaram que precisaram mudar de endereço na pandemia. Dentre as causas que levaram à decisão estão a redução do valor do aluguel (45%), o fato de passarem a fazer a atividade dentro de casa (16%), a mudança para mais perto de sua casa (15%) e a redução do fluxo de pessoas (15%). O estudo aponta que, para 59% dos estabelecimentos, o novo destino foram os bairros residenciais.
 

“Com o aumento de empresas que mudaram o formato de trabalho para híbrido ou 100% remoto, as regiões comerciais perderam um pouco da força por depender da circulação dos consumidores,“ explica Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Essa mudança no comportamento e hábitos de consumo permitiu que estabelecimentos migrassem para outras regiões e pudessem obter uma redução de custos”, continua.
 

Os dados de deslocamento acompanham outro indicador: o aumento de responsáveis de estabelecimentos que passam a residir no interior. O patamar chega a 30% e, no ano passado, se mantinha em 16%. O movimento aponta não apenas uma expansão significativa, como a retomada necessária do setor.


 

Sobre a VR

Pioneira no setor, a VR está implementando sua estratégia de ir muito além de benefícios, oferecendo serviços como Conta Digital, Marketplace de Produtos, Cashback, Programa de Fidelidade, Super APP do trabalhador, Serviços de Mobilidade e Ponto Eletrônico, entre outros. As inovações, desenvolvidas em associação com um ecossistema de startups, são dedicadas aos empreendedores, empresas, estabelecimentos comerciais e trabalhadores. A VR possui mais de 50 mil empresas clientes e mais de 550 mil pontos de aceitação em todo o país.