Advertisement

Clean Up Day: Movimento mundial de limpeza de praias acontece no dia 17 de setembro

 o um painel levantando estatísticas e dados sobre as especificidades dos lugares. A expectativa é que sejam coletadas de 8 a 11 toneladas de resíduos sólido, o que representa um número expressivo e principalmente marca mais uma ação de conscientização importante para a Década do Oceano, que visa construir mudanças necessárias em prol de um oceano saudável e um ambiente equilibrado.

 

De acordo com a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, Flávia Guebert, "As pessoas voltam para casa pensando sobre aquela quantidade de material recolhido, em como foi parar nas praias e o que elas podem fazer a respeito. Esse evento é realmente para as pessoas se sensibilizarem e mudarem suas práticas no dia a dia. A ideia é repensarmos sobre nossas ações". Em todas as localidades onde o movimento atuará, haverá a capacitação de voluntários. Acesse o perfil do Coral Vivo no Instagram para mais informações de horários e locais de capacitação.

 

O Cleanup Day será um dia de atividades, palestras e ações para a conscientização sobre um mundo sem lixo. Apesar da limpeza ser no dia 17, o evento começa oficialmente no dia 15 de setembro, com uma abertura online, que contará com a presença de personalidades femininas, que vão tratar de experiências das mulheres relacionadas ao trabalho. As participantes são: Thaís Melo, coordenadora de Educação do Coral Vivo; Natália Grili, secretária executiva da Liga das Mulheres pelo Oceano; Erilza Pataxó, vice-cacica da Aldeia Mãe Barra Velha, localizada na Terra Indígena (TI) Barra Velha, em Porto Seguro (BA); e Thais Rodrigues, analista ambiental chefe substituta NGI ICMBio Alcatrazes - Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes (Estacão Ecológica Tupinambás e Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes).


 

Sobre a REDE BIOMAR

A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que tem por objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil. Em conjunto com esses projetos, utiliza como principais ferramentas a Pesquisa Científica e a Educação Ambiental para proteger as espécies e os habitats relacionados, refletindo o compromisso da Petrobras com os oceanos.

 

Para a Rede Biomar, adjetivar Educação com o termo Ambiental é muito mais do que referenciar um dos campos de atuação dos projetos que a compõem. É reconhecer a relevância que se atribui aos processos educativos no enfrentamento aos desafios impostos pela busca da sustentabilidade socioambiental.


 

Sobre o Coral Vivo

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 13 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), e segue apoiando a iniciativa.

 

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Todos atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.


 

Serviço:

Clean Up Day - Dia de Limpeza de Praias

Data: 17 de setembro, às 9h

Local: Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Caravelas, Arraial do Cabo, São Sebastião, Sirinhaém, Barra do Sul, Joinville, Rio de Janeiro, Porto Seguro, Ubatuba, Caravelas, Belém, Guaratuba, São Mateus, Neópolis, Aracaju