Advertisement

Cânceres ginecológicos atingem 30 mil mulheres todos os anos

 

Câncer de colo uterino representa mais da metade dos casos
 

São Paulo, setembro de 2022 - É sabido que os motivos para os cânceres aparecerem são os mais variados possíveis, e isso não é diferente com os ginecológicos. No Brasil, os principais, em ordem de incidência, são os de colo uterino, ovário, útero/endométrio e vulva.
 

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem algum desses diagnósticos, sendo mais de 16 mil apenas o de colo uterino. Os tumores de colo de útero e da vulva são principalmente causados pelo vírus do HPV. O câncer de endométrio está relacionado aos hábitos da vida moderna, como a dieta rica em colesterol e o sedentarismo. Por fim, os tumores do ovário possuem maior relação com fatores genéticos.
 

“A prevenção é muito simples, começando pela vacina anti-HPV, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e a rotina de exames ginecológicos, assim que a mulher iniciar a atividade sexual.”, explica Audrey Tsunoda, cirurgiã especializada em tumores ginecológicos do Hcor.
 

Os avanços também chegaram aos tumores que apresentam predisposição genética. E neste contexto, é possível oferecer, desde cirurgias preventivas e medicações específicas para reduzir o risco de câncer, até mesmo um acompanhamento focado nas necessidades destas mulheres e seus familiares.
 

Graças aos grandes avanços tecnológicos, diversos tratamentos que necessitam de cirurgia podem ser feitos de modo minimamente invasivo, sem grandes cicatrizes e com retorno mais rápido ao ritmo de vida habitual. Dentre estas técnicas, a videolaparoscopia e a cirurgia robótica apresentam excelentes resultados, com menores índices de complicações. Em outros casos, pode ser realizada uma combinação de sequências de tratamentos (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), a ser definida por uma equipe multidisciplinar.
 

“Cada mulher é única e deve ter seu caso bem analisado por uma equipe especializada em câncer ginecológico, com foco na cura e na qualidade de vida. No Hcor temos uma equipe dedicada à prevenção, ao diagnóstico precoce, ao tratamento, aos cuidados paliativos e ao acompanhamento das mulheres com tumores ginecológicos. Sempre que unimos conhecimentos e oferecemos um tratamento individualizado, em conformidade com os melhores protocolos mundiais, aumentamos consideravelmente as chances de sucesso”, aponta a oncologista do Hcor.
 

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria. Além do escopo assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Também está à frente de um Instituto de Ensino, que capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente e é certificado pela American Heart Association.