Advertisement

Projeto gratuito baseado em aprendizagem mão na massa já beneficiou mais de 25 mil alunos e 840 educadores de 250 escolas públicas

 É possível promover habilidades essenciais para os profissionais do futuro na rede pública de ensino? Um projeto pedagógico inovador, que já beneficiou, desde 2019, mais de 25 mil alunos de 250 escolas em 20 cidades do Brasil, mostra que sim.

 

Desenvolvido pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o ArteLab foi desenhado para estimular, de maneira lúdica, o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, criatividade, comunicação, colaboração, protagonismo e letramento digital entre crianças e jovens de escolas públicas e organizações sociais.


A iniciativa começa com a capacitação dos educadores a partir das Aprendizagens Criativa e Baseada em Projetos e da Cultura Maker, modernos recursos de ensino que colocam o aluno como agente ativo de sua própria evolução pedagógica. Mais de 840 profissionais já participaram das formações com o objetivo de estimular a aprendizagem criativa e o pensamento computacional.
 

Na sequência, as escolas recebem as chamadas T-Box, conjuntos com itens como como baterias, motores, ferramentas e kits de programação, para utilização em sala de aula. Com o suporte desse material, os alunos colocam a mão na massa e realizam a montagem de objetos experimentais, se divertindo enquanto assimilam conceitos integrados de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 

"Estimular o pensamento criativo e o letramento de novas linguagens, especialmente aquelas relacionadas ao mundo digital, é uma estratégia para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atender um mundo em constante transformação, e que devem ser, cada vez mais, incentivadas nos jovens hoje em dia”, destaca Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir.
 

Thaís acredita que entender a lógica por trás das linguagens de programação e robótica educacional pode transformar os indivíduos em cidadãos capazes de criar tecnologias para transformar realidades em um futuro desconhecido. “É isso que propõe o ArteLab, explorando de forma lúdica e divertida novas formas de usar a criatividade para a resolução de problemas no mundo real".
 

“O mais emocionante de tudo foi ver nossos alunos compreendendo que a tecnologia está ao nosso lado para solucionar problemas, aprendendo ainda que é possível fazer, tentar, errar e acertar com essa experiência”, destaca Carmem Pessoa, professora da EMTI Vidal de Negreiros, em Jaboatão dos Guararapes, participante do ArteLab.
 

A educadora se recorda de outras atividades que fizeram sucesso entre os alunos, como a confecção de fantoches articulados e as entrevistas que os estudantes fizeram em casa, trazendo e levando experiências para compor uma ponte de conhecimento mútuo. “Realizamos ainda um desafio Maker, no qual todas as salas puderam criar e apresentar suas produções em seminários”, destaca Carmem.

 

Para a professora, o ArteLab conseguiu não somente unir a equipe gestora e docente, mas também engajar os alunos no propósito de uma construção coletiva. Tudo considerando uma atuação multidisciplinar, aliada ao pensamento computacional. “Acreditamos que investir no desenvolvimento de projetos voltados à educação e à tecnologia é a base para garantir um futuro melhor para nossos alunos, que vivem em situação de vulnerabilidade social”, completa Carmem Pessoa.

 

Este ano, o projeto está em andamento em 42 escolas das cidades de Dias D'ávila (BA), Guaratinguetá (SP), Santos Dumont (MG), São Bernardo do Campo (SP), Jacareí (SP) e Guarujá (SP). Já receberam anteriormente o ArteLab as cidades de Breu Branco (PA), Candeias (BA), Jundiaí (SP), Campo Verde (MT), São José dos Campos (SP), Paracatu (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Santo Antônio da Posse (SP), Itatiba (SP), Paulínia (SP), Taboão da Serra (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Guarujá (SP).


 

Sobre o ArteLab

ArteLab é um projeto desenvolvido pela Evoluir que leva às escolas e organizações sociais uma metodologia de aprendizagem criativa e maker, apoiada no fazer lúdico e mão na massa. Estimula o desenvolvimento de habilidades e competências e de mentalidades curiosas, criativas e propositivas. Seu conteúdo agrega conceitos do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) - metodologia de ensino norte-americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão -- e a técnica CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Tudo alinhado às competência da BNCC -- Base Nacional Comum Curricular.


As chamadas T-Box, distribuídas às escolas, trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia ArteLab -- Experiência Criativa e a plataforma ArteLab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades. Também são entregues kits de programação, para apresentar a criançada ao mundo da tecnologia e estimular o desenvolvimento do pensamento computacional.


 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais no site: evoluir