Advertisement

ICS lança índice que monitora desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras


Lançamento será no painel de abertura do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que acontece na próxima sexta-feira (8), às 14h30, no auditório da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
 

São Paulo, 05 de julho de 2022 -- O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) vai lançar na próxima sexta-feira (8), às 14h30, no auditório da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades -- Brasil (IDSC-BR), ferramenta inédita que monitora o nível de engajamento de todos os 5.570 municípios brasileiros aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O lançamento acontece dentro da programação do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, agenda do ICS na Virada ODS, evento da Prefeitura de São Paulo que será realizado de 8 a 10 de julho.
 

A divulgação da ferramenta se dará no painel A evolução e os desafios das cidades nos 17 ODS da Agenda 2030, às 14h30, que reunirá especialistas na agenda da sustentabilidade e lideranças em gestão pública. Entre os confirmados, o arquiteto e planejador urbano Cláudio Acioly, especialista em Educação e Desenvolvimento Urbano; o economista Jeffrey Sachs, presidente da United Nations Sustainable Development Solutions Network (SDSN); a gestora de projetos no Setor de Cooperação da União Europeia no Brasil, Denise Verdade; o secretário de Pesquisa e Formação Científica (MCTI), Marcelo Morales; a representante adjunta do Programa das Nações Unidas Brasil (PNUMA), Regina Cavini; e o prefeito de Santos, Rogério Santos. A mediação do debate será conduzida pelo diretor-presidente do ICS, Jorge Abrahão.
 

Com o IDSC-BR, o Brasil será o único país do mundo a avaliar a evolução de todas as suas cidades nos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. O índice reúne dados e indicadores de todas as cidades brasileiras, por meio de 100 indicadores, de modo que se possa verificar suas virtudes e fragilidades no avanço dos 17 ODS.
 

A análise dos resultados permite a construção de um ranking das cidades brasileiras e pretende orientar a ação política municipal, definir referências e metas com base em indicadores de gestão e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Sua metodologia foi elaborada pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais.
 

Rodada de Prefeitos
 

Das 16h30 às 17h45, será realizado o painel O papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030, que reunirá os prefeitos de São Paulo-SP (Ricardo Nunes), Rio de Janeiro-RJ (Eduardo Paes), Francisco Morato-SP (Renata Sene), Belém-PA (Edmilson Rodrigues), Aracaju-SE (Edivaldo Nogueira), e Palmas-TO (Cinthia Ribeiro). E, das 18h às 19h, o painel Como financiar o desenvolvimento sustentável nas cidades?, com Cecília Guerra, executiva principal de Ação Climática do Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF; Lamine Sow, diretor adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento Brasil; Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil; e Axel Grael, prefeito de Niterói-RJ. A mediação será feita por Gustavo Santos, diretor de ESG do Alvarez & Marsal.
 

Três dias de programação
 

Além da agenda de sexta-feira, o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável promove encontros e debates no sábado (9) e no domingo (10), com especialistas sobre os principais desafios e progressos dos municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030. Serão nove sessões com foco nas seguintes temáticas:

  • Evolução e desafios das cidades nos 17 ODS
  • O papel dos governos locais na implementação da Agenda 2030
  • Projeto CITinova: tecnologia e Inovação para Cidades Sustentáveis
  • Enfrentamento à mudança climática
  • Cidades economicamente inclusivas
  • Cultura de paz nas cidades
  • Cidades democráticas
  • O papel das empresas na sustentabilidade urbana
  • Como estabelecer parcerias para o financiamento da Agenda 2030 nas cidades

 

A programação completa está disponível no site da Virada ODS e a inscrição é gratuita. O evento conta com o apoio institucional do Projeto CITinova e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), na sigla em inglês.

 

SOBRE O INSTITUTO CIDADES SUSTENTÁVEIS

Com duas principais iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Cidades Sustentáveis visa melhorar a qualidade de vidas das pessoas a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambienteDesde 2007 investindo esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a organização alinha suas ações às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), anunciados pela ONU em 2015.

 

SERVIÇO

1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Quando: 8 a 10 de julho de 2022

Onde: Pavilhão do Ibirapuera -- São Paulo