Advertisement

Cirurgias de catarata voltarão a ser realizadas em Volta Redonda

 

No mês de aniversário da cidade, cerca de 800 pessoas vão ganhar de presente o procedimento e acompanhamento pós-cirúrgico

 

O projeto Revi-VER, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já realizou mais de 5 mil cirurgias de catarata em Volta Redonda, retoma os atendimentos neste sábado (9). O serviço é gratuito e os atendimentos, assim como as operações, ocorrem em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Na retomada do projeto, serão 800 cirurgias, realizadas entre os dias 19 e 22 de julho. Os pacientes atendidos neste sábado e domingo, das 8h às 18h, na Ilha São João, estavam na fila de espera pelo procedimento. Nestes dias eles serão submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas na cirurgia.

 

Conforme as cirurgias vão acontecendo, novos pacientes serão chamados. Podem se inscrever no programa qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da Secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

 

É preciso levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.