Advertisement

BioMarin anuncia eficácia hemostática durável mantida por mais de 6 anos em estudo de fase 1/2 com valoctocogeno roxaparvoveque, terapia gênica investigativa para hemofilia A

  • Redução de 95% na taxa média de sangramento anualizada (TSA) e redução de 96% no uso médio anualizado do fator VIII em relação ao valor basal desde a linha de base até o ano 6 na coorte de dose de 6e13 vg/kg;
  • Redução de 91% na média TSA e redução de 93% no uso médio anualizado do Fator VIII em relação ao valor basal desde a linha de base até o ano 5 na Coorte de dose de 4e13 vg/kg;
  • Os dados do estudo de fase 1/2 a serem compartilhados em apresentação oral no próximo congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) (9 a 13 de julho)
  • A resubmissão do pedido de licença biológica (BLA) agora é esperada até o final de setembro para fornecer informações adicionais solicitadas pela FDA (agência regulatória governamental dos EUA responsável por alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano);
  • Pedido de Autorização de Introdução no Mercado (MAA) em revisão pela Agência Europeia de Medicamentos, parecer previsto para meados de 2022

 

São Paulo, julho de 2022 -- A BioMarin Pharmaceutical Inc. (NASDAQ: BMRN) anunciou os resultados atualizados de seu estudo aberto Fase 1/2 em andamento, que representa a maior duração da observação clínica para valoctocogeno roxaparvoveque, um tratamento de terapia genética experimental para adultos com hemofilia A grave. A empresa planeja compartilhar os dados durante uma apresentação oral no próximo Congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), de 9 a 13 de julho. O acompanhamento pós-tratamento de seis e cinco anos das Coortes de 6e13 vg/kg e 4e13 vg/kg, respectivamente, demonstrou eficácia hemostática sustentada do valoctocogeno roxaparvoveque.

 

Resultados de 6 anos na Fase 1/2 6e13 vg/kg Dose Coorte

Todos os participantes da coorte de 6e13 vg/kg permanecem sem tratamento profilático com Fator VIII no momento do corte de dados. A taxa de sangramento anual (TSA) cumulativa média permanece inferior a 1 e substancialmente abaixo dos níveis basais; a TSA médio no sexto ano foi de 0,7 com uma redução média da TSA cumulativo de 95% e redução do uso do Fator VIII de 96% ao longo de seis anos, em comparação com o baseline.

 

Resultados de 5 anos na Fase 1/2 4e13 vg/kg Dose Coorte

Todos os participantes da coorte 4e13 vg/kg estavam sem Fator VIII profilático no momento do corte de dados. Seis meses antes do corte de dados, um participante retomou temporariamente o tratamento profilático com Fator VIII por um mês, após o qual ficou livre de sangramento até o último acompanhamento. A média da TSA no ano cinco para a coorte 4e13 vg/kg foi de 0,7 com uma redução média cumulativa do TSA de 91% e redução do uso do Fator VIII de 93% ao longo de cinco anos, em comparação com a baseline do início do estudo.

A trajetória dos níveis de atividade do Fator VIII nas coortes de 6e13 vg/kg e 4e13 vg/kg foi compatível com as observações dos anos mais recentes.

“A cada ano de observação neste estudo, aprendemos mais sobre o impacto de uma única infusão de valoctocogeno roxaparvoveque no controle hemostático e continuamos a ver baixos níveis de sangramentos na ausência de terapia profilática”, disse o professor Michael Laffan, da Faculdade de Medicina, Departamento de Imunologia e Inflamação do Imperial College London, Diretor do Hammersmith Hospital Haemophilia Centre e Investigador Chefe do estudo de Fase 1/2 do valoctocogeno roxaparvoveque. "Seis anos de dados representam a maior duração da experiência clínica para uma terapia genética na Hemofilia A e fornece uma compreensão inigualável de segurança".

"Continuamos a trabalhar com as autoridades reguladoras para potencialmente disponibilizar a primeira terapia genética na hemofilia A grave como uma importante opção de tratamento. O feedback completo fornecido recentemente pelo FDA aumenta nossa capacidade de apoiar a revisão do nosso pedido pelo FDA e esperamos disponibilizar o Roctavian como uma opção para pacientes nos Estados Unidos", disse Hank Fuchs, M.D., Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Mundial da BioMarin. "Depois de seis anos de dados neste estudo de Fase ½, estamos encorajados em ver o controle de sangramento consistente e durável após dose única com valoctocogeno roxaparvoveque. Esses dados demonstram o potencial de mudar o paradigma de tratamento, proporcionando aos pacientes de hemofilia A grave esperança para intervalos mais longos livres de terapia profilática."

 

Status Regulatório

BioMarin planeja incluir os resultados relatados anteriormente, referentes aos dados de segurança e eficácia de acompanhamento de dois anos do estudo de Fase 3 GENEr8-1, em uma resubmissão do pedido de licença biológica (BLA) para valoctocogeno roxaparvoveque à FDA. Em recente feedback aos planos da BioMarin para o próximo BLA, a FDA solicitou informações adicionais e análises de dados a serem incluídas no BLA antes do envio. A FDA não solicitou estudos pré-clínicos ou clínicos adicionais. Embora, até o momento, nenhuma solicitação tenha sido feita com relação à avaliação da eficácia e segurança três anos após a dosagem do estudo GENEr8-1, a BioMarin está ciente de que esses dados estarão disponíveis durante a revisão antecipada do BLA. Com base nestes novos pedidos de informação, o reenvio do BLA está agora previsto para o final de setembro.

A FDA concedeu a designação de Terapia Avançada de Medicina Regenerativa (RMAT) para valoctocogeno roxaparvoveque em março de 2021. RMAT é um programa acelerado destinado a facilitar o desenvolvimento e revisão de terapias de medicina regenerativa, como valoctocogeno roxaparvoveque, que se destinam a atender uma necessidade médica não atendida em pacientes com condições graves. A designação RMAT é complementar à Designação de Terapia Inovadora, que a Companhia recebeu em 2017.

Além da designação RMAT e designação de terapia inovadora, o valoctocogeno roxaparvoveque da BioMarin também recebeu designação de medicamento órfão da FDA e EMA para o tratamento da hemofilia A grave. promessa para o diagnóstico e/ou tratamento de doenças ou condições raras.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) continua a revisão do Pedido de Autorização de Introdução no Mercado (MAA) da BioMarin para valoctocogeno roxaparvoveque, e prevemos um parecer do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em meados de 2022. A BioMarin forneceu à EMA dois anos de seguimento dos dados de segurança e eficácia do estudo GENEr8-1.

A BioMarin planeja a submissão de valoctocogeno roxaparvoveque junto à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Resumo de segurança

Em geral, o perfil de segurança do valoctocogeno roxaparvoveque no estudo de Fase 1/2 permanece consistente com os dados relatados anteriormente, sem eventos adversos relacionados ao tratamento de início tardio. Todos os participantes continuam sem corticosteróides desde o primeiro ano. Nenhum participante desenvolveu inibidores do Fator VIII e nenhum participante se retirou do estudo. Nenhum participante desenvolveu eventos trombóticos. Os eventos adversos mais comuns associados ao valoctocogeno roxaparvoveque ocorreram precocemente após uma única infusão e incluíram reações de curta duração associadas à infusão e aumento transitório, assintomático, leve a moderado, dos níveis de certas proteínas e enzimas medidos em testes de função hepática, sem sequelas clínicas duradouras.

Um evento adverso sério, de um carcinoma de células acínicas da parótida, em um participante do estudo tratado há mais de cinco anos, foi relatado como não relacionado ao valoctocogeno roxaparvoveque pelo investigador. O participante do estudo foi tratado com sucesso. As autoridades de saúde relevantes foram notificadas e todos os estudos permanecem em andamento sem modificação. O Comitê de Monitoramento de Dados (DMC) independente revisou o caso. Uma análise genômica foi realizada conforme pré-especificado no protocolo do ensaio clínico e os resultados da análise concluída mostraram um padrão comparável de integração entre tecidos saudáveis ​​e contendo tumor, sem nenhuma evidência emergente de que a integração do vetor contribuiu para a massa da glândula salivar.

 

Sobre a hemofilia A

As pessoas que vivem com hemofilia A carecem de proteína de Fator VIII funcional suficiente para ajudar a coagular o sangue e correm o risco de sangramentos dolorosos e/ou potencialmente fatais mesmo de lesões leves. Além disso, pessoas com a forma mais grave de hemofilia A (níveis de FVIII <1%) geralmente experienciam sangramentos dolorosos e espontâneos em seus músculos e articulações. Indivíduos com a forma mais grave de hemofilia A compõem aproximadamente 50% da população de hemofilia A. Pessoas com hemofilia A com doença moderada (FVIII 1-5%) ou leve (FVIII 5-40%) mostram uma propensão muito reduzida a sangrar. O padrão de cuidado para indivíduos com hemofilia A grave é um regime profilático de infusões de reposição de Fator VIII administradas por via intravenosa até duas a três vezes por semana, ou 100 a 150 infusões por ano. Apesar desses regimes, muitas pessoas continuam a apresentar sangramentos inesperados, resultando em danos articulares progressivos e debilitantes, que podem ter um grande impacto em sua qualidade de vida.

A hemofilia A, também chamada de deficiência do Fator VIII ou hemofilia clássica, é uma doença genética ligada ao cromossomo X causada pela falta ou defeito do Fator VIII, uma proteína de coagulação. Embora seja transmitida de pais para filhos, cerca de 1/3 dos casos são causados ​​por uma mutação espontânea, uma nova mutação que não foi herdada. Aproximadamente 1 em 10.000 pessoas tem Hemofilia A.

 

Sobre a BioMarin

A BioMarin é uma empresa global de biotecnologia que desenvolve e comercializa terapias inovadoras para pessoas com doenças raras e condições médicas graves e potencialmente fatais. A empresa seleciona produtos candidatos para doenças e condições que representam uma necessidade médica significativa não atendida, têm biologia bem compreendida e oferecem uma oportunidade de ser a primeira no mercado ou oferecer um benefício significativo em relação aos produtos existentes. O portfólio da Companhia é composto por sete produtos comerciais e vários candidatos a produtos clínicos e pré-clínicos para o tratamento de diversas doenças.

 

Declaração Prospectiva

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas sobre as perspectivas de negócios da BioMarin Pharmaceutical Inc., incluindo, sem limitação, declarações sobre: ​​o acompanhamento pós-tratamento de seis e cinco anos das coortes de 6e13 vg/kg e

4e13vg/kg no estudo de Fase 1/2, respectivamente, demonstraram eficácia hemostática sustentada de valoctocogeno roxaparvoveque; o potencial para mudar o paradigma de tratamento proporcionando aos pacientes com hemofilia A grave esperança de intervalos mais longos livres de terapia profilática; a trajetória dos níveis de atividade do Fator VIII nas coortes de 6e13 vg/kg e 4e13 vg/kg sendo compatível com as observações dos anos mais recentes; o desenvolvimento do programa valoctocogeno roxaparvoveque da BioMarin em geral; o impacto da terapia gênica valoctocogeno roxaparvoveque para o tratamento de pacientes com hemofilia A grave; as atualizações planejadas do estudo da Fase 1/2, incluindo a próxima apresentação oral dos dados da empresa no ISTH 2022; os planos da empresa para incluir os resultados relatados anteriormente dos dados de segurança e eficácia de acompanhamento de dois anos do estudo de Fase 3 GENEr8-1 em um BLA; o tempo de reenvio do BLA esperado até o final de setembro para fornecer informações adicionais solicitadas pela FDA; o feedback completo fornecido recentemente pela FDA, aumentando a capacidade da empresa de apoiar a revisão do BLA pela FDA e, esperançosamente, disponibilizar o Roctavian como uma opção de tratamento para pacientes nos Estados Unidos; o parecer do CHMP previsto para meados de 2022; a potencial aprovação e comercialização de valoctocogeno roxaparvoveque para o tratamento de hemofilia A grave, incluindo o momento de tais decisões de aprovação. Essas declarações prospectivas são previsões e envolvem riscos e incertezas, de modo que os resultados reais podem diferir materialmente dessas declarações. Esses riscos e incertezas incluem, entre outros: resultados e prazos dos estudos pré-clínicos atuais e planejados e ensaios clínicos de valoctocogeno roxaparvoveque, incluindo a análise final dos dados acima; quaisquer eventos adversos potenciais observados no monitoramento contínuo dos pacientes no estudo de Fase 1/2; o conteúdo e o momento das decisões da FDA, da Comissão Europeia e de outras autoridades reguladoras, incluindo o impacto potencial da pandemia de COVID-19 na capacidade das autoridades reguladoras de emitir tais decisões e o momento de tais decisões; o conteúdo e o momento das decisões dos comitês de ética locais e centrais sobre os ensaios clínicos; a capacidade da BioMarin de fabricar com sucesso valoctocogeno roxaparvoveque; e os outros riscos detalhados de tempos em tempos sob o título "Fatores de risco" e em outros lugares nos registros da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) da BioMarin, incluindo o Relatório Trimestral da BioMarin no Formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 31 de março de 2022 e registros futuros e relatórios da BioMarin. Os acionistas são instados a não depositar confiança indevida em declarações prospectivas, que se referem apenas a esta data. A BioMarin não assume nenhum dever ou obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa como resultado de novas informações, eventos futuros ou mudanças em suas expectativas.

 

Este material não tem finalidade promocional e busca, unicamente, apresentar informações sobre protocolos clínicos publicados que orientam o manejo da hemofilia A, incluindo ou não tratamentos oficialmente preconizados. BioMarin® é uma marca registrada da BioMarin Pharmaceutical Inc.