Advertisement

Baixada Santista já conta com a primeira gestora de recursos

A Komatu oferece acesso aos melhores investimentos, com profissionais alinhados aos interesses de pessoas físicas e jurídicas

Uma gestora de recursos criada e com atividades na Baixada Santista, no coração da cidade de Santos. Assim é a Komatu, a primeira empresa do setor na região. Criada por Isabela e Gabriel Komatu, a companhia nasceu de um sonho e é, atualmente, uma realidade bastante concreta, que vem expandido cada vez mais a sua atuação.

Tudo começou com Isabela Komatu, que nasceu e morou em Santos até os 17 anos, quando decidiu cursar faculdade de Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Lá, conheceu aquele que viria a ser seu sócio, Gabriel. Os dois seguiram juntos para a França em 2019, a fim de estudar na HEC Paris. Quando a pandemia provocada pelo coronavírus tomou conta do mundo, em 2020, os dois decidiram retornar e, no Brasil, abriram um clube de investimento. Era o sonho de Gabriel iniciar uma gestora de recursos, mas a burocracia e os custos atrapalhavam os planos. Em meados de 2021, os dois “bateram o martelo” e concretizaram a Komatu. 

Isabela lembra que os sócios fizeram plano de negócio, contrataram uma consultoria especializada, a BR Governance, e começaram a colocar a mão na massa. “O processo de abertura de uma gestora de recursos não é fácil, requer planejamento, organização e foco. Por isso, apenas em maio de 2022 a Komatu se tornou oficialmente a primeira gestora de recursos da Baixada Santista”.

Com a empresa em plena atividade, o plano passou a se transformar e em breve o clube de investimento se tornará um fundo que investe em ações globais, ao mesmo tempo em que se protege das oscilações dos câmbios, como relata Isabela. “Este fundo é uma ótima opção para aqueles investidores que buscam diversificar seus investimentos nas melhores empresas do mundo”, destaca.

Com uma empresa nascida na era digital, Isabela tem plena consciência da importância de a Komatu ser acessível. “Nosso primeiro objetivo é oferecer para a Baixada Santista o acesso a melhores investimentos e a profissionais com mais alinhamento de interesse com seus clientes. Trazemos um modelo de negócio 100% alinhado com os nossos clientes”.

A CEO constata que o investidor da Baixada Santista ainda não possui acesso às melhores soluções de investimento. “Por mais que tudo esteja digitalizado, os investidores com mais recursos necessitam de um atendimento sob medida, que vai além das corretoras digitais e dos escritórios de assessoria. Esse tipo de atendimento só é encontrado em casas mais alinhadas com o cliente, como a Komatu”. Já para aqueles com menos recursos, a Komatu também oferece soluções. “Com nossos fundos de investimento, queremos trazer investimento de qualidade e com muita transparência, fazer com que o investidor se sinta perto da gente e que entenda cada passo que damos em relação aos seus investimentos”. 

Por não existirem outras gestoras de recursos na região, a Komatu enxerga um mercado potencial enorme, que carece de profissionais qualificados. Um exemplo disso são as empresas que atuam no porto de Santos. “São nomes que podem se beneficiar com a atuação da Komatu na região pois não há estrutura do mesmo porte que o nosso capaz de absorver demandas de grandes investimentos como nós conseguimos na Baixada Santista. A vantagem de investir com uma gestora local, além de toda a expertise, é a proximidade física. Quando o assunto é dinheiro e patrimônio, o cuidado da proximidade é essencial”. 

O atendimento da Komatu vai além da gestão de patrimônio e de investimentos. Famílias de alta renda que precisem montar uma estrutura previdenciária, de sucessão ou de gestão de investimentos podem se beneficiar. “Com nossas ferramentas de investimento e conhecimento sobre planejamento sucessório, conseguimos trazer soluções otimizadas para o cliente, com vantagens tributárias, operacionais e de baixo custo. A gestora também oferece o serviço de fundos exclusivos para pessoa física e jurídica. Esse instrumento de investimento é ideal para quem busca centralizar seus investimentos de forma a otimizar questões tributárias e operacionais”.

A Komatu quer oferecer os melhores investimentos para a região, mas enxerga um longo caminho. Por isso, segundo Isabela, a empresa não se limita à Baixada Santista. “Atuamos de forma nacional, e pretendemos expandir internacionalmente no futuro”, finaliza.

Sobre Isabela Komatu

Isabela Komatu é formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em gestão internacional também pela Fundação Getúlio Vargas (junto com programa CEMS e intercâmbio acadêmico na HEC Paris) iniciou a sua carreira no mercado de luxo. Trabalhou com marketing estratégico na Dior no Brasil e na Shiseido na França. Iniciou um clube de investimento em 2020, o qual fazia gestão de portfólio junto com o Gabriel. Em 2022, os dois fundaram a Komatu, primeira gestora de recursos da baixada santista. Isabela possui um background internacional, morou nos Estados Unidos, na Espanha, na Itália e na França. Este último residiu por 1,5 anos, onde pôde aprender a cultura e a língua francesa. Atualmente, é CEO e responsável pelas áreas de Operações, Risco e Compliance na Komatu.

Sobre a Komatu

A Komatu surgiu não apenas com o objetivo de fomentar o mercado financeiro local, mas a fim de trazer investimentos inteligentes e transparentes ao investidor de longo prazo. A empresa nasceu em plena era digital e por isso traz uma comunicação inovadora entre gestora e investidor, pautada na transparência, na informação e em princípios de governança. O time é apaixonado por transformação e inovação e entende que cada vez mais, as interações e relações são pautadas pelo dinamismo e pela tecnologia. Para mais informações, acesse https://komatu.com.br/ ou pelas redes sociais @komatu.gestora