Advertisement

Às vésperas da despedida, Fred recebe Título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro neste sábado (2)

  

Autor da honraria, deputado estadual Max Lemos entregou homenagem ao Camisa 9 do Fluminense após goleada do Tricolor contra o Corinthians, no Maracanã  

  

Quando um guerreiro decide encerrar uma vida de grandes e vitoriosos embates, medalhas e condecorações por seus feitos nos campos de batalha lhe são entregues como forma de agradecimento. A uma semana de sua última atuação como jogador de futebol, o atacante Frederico Chaves Guedes recebeu, das mãos do deputado estadual Max Lemos, o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro. Uma condecoração que abrilhanta ainda mais todas as guerras combatidas pelo atleta sobre arenas feitas de grama, vestindo armaduras de diferentes cores, em especial, a forjada em verde, branco e grená. 

  

A homenagem aconteceu após a goleada do Fluminense contra o Corinthians, no Maracanã, em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após um fim de jogo emocionante, que contou com um belo gol de Fred, o Camisa 9 encontrou Max Lemos em um dos camarotes do estádio para oficializar a entrega da maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia também contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi, que representou o governador Cláudio Castro durante o ato solene, e do presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

 

“Quero primeiramente agradecer, porque isso aqui pra mim é motivo de muita honra. Uma das coisas que mais falo do fundo do meu coração, não só em meu nome, mas de toda a minha família, é que vocês me escolheram. Não só a torcida do Fluminense, mas todo carioca, sinto isso nas ruas, nas amizades que fiz aqui. Agora, sendo cidadão do Rio, a responsabilidade é ainda maior, de continuar sendo uma pessoa melhor, com um caráter cada dia melhor. Agradeço essa linda homenagem e peço a Deus que continue abençoando nosso estado, que eu já amo. Hoje me considero 50% mineiro e 50%carioca (risos)", concluiu emocionado.

  

De acordo com o responsável pela homenagem, deputado Max Lemos, a importância de Fred para o futebol do Rio ultrapassa as barreiras de qualquer torcida. "Um jogador do porte do Fred dispensa apresentações. Além de se consagrar como o segundo maior artilheiro da história do Fluminense e colecionar títulos em suas passagens pelas Laranjeiras, fez milhões de tricolores (e outros brasileiros também, quando atuou pela Seleção) felizes com seus lances e inúmeros gols. Ele merece ser considerado como uma personalidade que o esporte do Rio de Janeiro não pode esquecer", declarou o parlamentar.

  

Trajetória de recordes e glórias 

  

Maior artilheiro da história dos Pontos Corridos e da Copa do Brasil, 2º maior artilheiro da história do Brasileirão e da história do Fluminense, Fred aposenta a armadura (e as chuteiras) no próximo dia 9 de julho, após a partida contra o Ceará, também no Estádio Mário Filho. 

  

Com mais de 400 gols marcados na carreira, Fred se consolidou como maior ídolo da história recente do Clube das Laranjeiras, com protagonismos inquestionáveis em altos e baixos do time: desde a arrancada que livrou o Tricolor do rebaixamento em 2009, até a conquista do Tricampeonato Brasileiro esperado por quase três décadas, em 2010. 

  

Artilheiro, capitão, ídolo, craque. O guerreiro que fez do talento nos pés sua principal arma para delírio e encanto de arquibancadas de todo o Brasil, agora se prepara para um merecido descanso dos gramados.