Advertisement

RESENDE INTELIGENTE: PREFEITURA INSTALA MAIS 6,5KM DE CABEAMENTO DE FIBRA ÓPTICA

Instalação irá melhorar internet de repartições públicas até o bairro Lavapés

Para continuar com os projetos de modernização e inclusão digital, a Prefeitura de Resende está dando continuidade à instalação de cabos de fibra óptica em diferentes bairros da cidade por meio do programa Resende Inteligente, chegando até o Lavapés.  Na última semana, os profissionais da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação iniciaram a instalação de mais 6,5km de extensão de cabeamento.

A nova implementação permitirá acesso à internet a mais 27 unidades de serviços da Prefeitura prestados à população, entre Assistência Social, Governo, Educação e Saúde. Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação, Márcio Silvestre, com as novas instalações, ao todo, serão quase 65 pontos atendidos com fibra óptica. 

- Desde 2017, estamos em um processo de evolução no que diz respeito à tecnologia. Ao todo, serão quase 20km de extensão em toda a cidade com cabeamento de fibra óptica, o que possibilita melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Os primeiros 7km fizeram o percurso que saía da Prefeitura, no Jardim Jalisco, e se estendia até a Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear), localizada na Morada da Colina. Depois nos outros 6km ligamos a Sanear ao bairro Cidade Alegria - explicou o superintendente Márcio.

A utilização da fibra óptica otimiza a velocidade da internet e permite que a transmissão de dados tenha mais eficácia.

Resende Inteligente

A modernização de Resende começou em 2017 quando a nova gestão pontuou a necessidade de melhoria na tecnologia do município. Por isso, foi criado o Resende Inteligente, com o objetivo de interligar os pontos públicos e integrar os sistemas internos da Prefeitura, além de disponibilizar internet gratuita à população em locais específicos como Parque das Águas e Hospital de Emergência. 

Com este programa, foi possível economizar cerca de R$ 2 milhões na área de Tecnologia da Informação ao cortar contratos terceirizados e centralizar os trabalhos na Prefeitura, proporcionando autonomia para a prestação deste tipo de serviço. 

De maneira resumida, a Prefeitura é responsável por todo o processo de administração da rede, gerando economia aos cofres públicos.