Advertisement

Especialista em concursos, Marcos Brito orienta como deve ser a preparação dos futuros candidatos da seleção para a Polícia Militar-RJ. Último certame de soldado reuniu mais de 105 mil inscritos.

 

O secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, já confirmou que a corporação vai abrir concurso ainda este ano para o preenchimento de 2 mil vagas de soldado, cargo que exige nível médio de escolaridade e cuja remuneração inicial é de R$4.942,28.

 

Trata-se de uma excelente oportunidade para homens e mulheres que tenham entre 18 e 32 anos, que sonham em ingressar na área de Segurança Pública e conquistar a tão sonhada estabilidade empregatícia. A carreira de soldado também exige altura mínima de 1,60 (mulheres) ou 1,65 (homens) e carteira de habilitação a partir da categoria B.

 

No entanto, para conquistar uma das 2 mil vagas no concurso para soldado da Polícia Militar-RJ será necessário estar muito bem preparado, pois a concorrência promete ser grande, assim como aconteceu na última seleção, realizada em 2014. Na época, nada menos do que 105.458 pessoas se inscreveram para disputar por 6 mil vagas.

 

Para Marcos Brito, especialista em concursos públicos e diretor pedagógico do curso DEGRAU CULTURAL, os interessados precisam iniciar o quanto antes a preparação. Segundo ele, quem esperar o edital ser divulgado para iniciar os estudos terá suas chances de aprovação reduzidas.

 

“O edital está previsto para sair em agosto, com as provas sendo aplicadas provavelmente no início do ano que vem. Temos aí pouco mais de seis meses de preparação. É um tempo bom de estudo, mas não é assim tão elástico. Afinal, são sete disciplinas para serem estudadas. Ou seja, há um grande conteúdo para ser absorvido. Quantos mais cedo o interessado iniciar a aprovação, mas chances terá de obter a aprovação”, disse.

 

Para quem pretende participar do concurso para soldado da Polícia Militar-RJ, Marcos Brito elaborou 10 passos que os interessados devem adotar durante a preparação, de forma que possam obter uma das 2 mil vagas que serão oferecidas no certame.

 

Confira 10 passos que vão lhe ajudar a ser aprovado no concurso para soldado da Polícia Militar-RJ:

 

1 -- Matricule-se em um curso preparatório

 

“Pode parecer papo de vendedor, mas não é. Quem faz curso preparatório tem suas chances de aprovação multiplicadas, pois os professores sabem exatamente aquilo que costuma cair em provas. Muitas vezes, o candidato quer estudar sozinho e acaba perdendo tempo com assuntos que não são cobrados. Sem falar no fato de que, quase sempre, estudam sem qualquer tipo de estratégia. Sendo assim, recomendo fortemente que procurem um curso preparatório de qualidade, pois isso encurtará o tempo da sua preparação. Veja a ajuda especializada como um investimento e não como despesa.”

 

2 -- Elabore um plano de estudos

 

“Elabore um plano de estudos diário que não se limite apenas ao horário no curso preparatório, nem que seja uma ou duas horas por dia. Mais importante que a quantidade de tempo é o bom uso que você fará dele. Nesse cronograma semanal você precisa incluir todas as disciplinas que serão cobradas na prova do concurso para a PM-RJ. Na seleção passada, realizada em 2015, Língua Portuguesa contou com dez questões, já as demais matérias (História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos) tiveram cinco cada uma. Por isso, é preciso dedicar um tempo maior de estudos à primeira. Se você tiver duas horas por dia disponíveis, escolha duas disciplinas para estudar. Sugiro que estude 40 minutos de teoria e depois faça 15 minutos de exercícios. Dê um intervalo de cinco minutos para refrescar a cabeça e, na sequência, faça o mesmo com outra matéria”.

 

3 -- Estude em um lugar tranquilo e separe seu material de estudos com antecedência

 

“É muito importante que o aluno tenha um lugar tranquilo para estudar, onde não seja interrompido ou prejudicado de alguma forma por influências externas. Preocupe-se também com a iluminação e ventilação do local. Caso tenha família, converse antecipadamente com cada integrante para que eles entendam as suas necessidades e evitem fazer barulho ou interagir com você quando estiver estudando. Organize também seu material de estudo, tais como lápis, caneta, marca-texto, caderno, livros, apostilas e notebook/computador. Tenha-os sempre perto de você.”

 

4 -- Evite distrações

 

“Faça a sua parte. Ao estudar para concurso, sugiro fortemente que não leve seu celular para o seu espaço de estudo, para que não seja interrompido por uma ligação ou fique tentado a ver redes sociais ou responder a mensagens do WhatsApp, por exemplo. Durante esse pequeno período, faça uso da internet exclusivamente para fins de estudo, ou seja, para assistir a uma vídeoaula, resolver questões em sites especializados e aprofundar a teoria. Procure estudar também com a televisão desligada, assim como o rádio.”

 

5 -- Inclua atividade física no seu cronograma

 

“Lembre-se que o concurso para a PM-RJ terá o teste de aptidão física (TAF). Não cometa a falha de só iniciar a preparação para o TAF quando for aprovado na prova objetiva. Por isso, reserve no seu cronograma semanal um tempo para treinar os exercícios que serão cobrados no TAF. Se possível, procure também um profissional de Educação Física para orientá-lo. É bom lembrar também que a atividade física torna o candidato mais disposto para estudar.”

 


 

6 -- Treine também redação

 

“No concurso de 2015, os candidatos a soldado da PM-RJ tiveram que realizar uma redação entre 20 e 30 linhas. Certamente, isso acontecerá novamente na seleção deste ano. Por isso, neste primeiro momento, sugiro que você faça, pelo menos, uma redação por semana. Quando o edital for divulgado, aumente o quantitativo para três. Peça para que um professor de Língua Portuguesa possa corrigir seus textos e apontar em quais aspectos precisa melhorar. Ele também pode orientá-lo sobre temas para você elaborar a sua dissertação.”

 

7 - Elabore uma planilha para organizar os estudos e mensurar resultados

 

“Neste primeiro momento em que o edital não foi ainda divulgado, pegue o programa do concurso de 2015 e coloque em uma planilha do Excel todos os assuntos cobrados, por disciplina, do conteúdo passado. Para se organizar, vá marcando de vermelho na planilha os tópicos já estudados e deixe em azul aqueles que você ainda estudará. Procure anotar também quantas questões você fez sobre cada tema e a quantidade de acertos e erros. Isso ajudará você a identificar em quais assuntos precisará reforçar mais os estudos, inclusive quando for fazer uma revisão deles.”

 

8 -- Identifique uma técnica de estudo eficaz

 

Nas primeiras semanas de estudo para o concurso PMERJ, procure aplicar diversas técnicas de estudos, tais como produzir resumos, assistir a vídeoaulas, ouvir aulas gravadas, realizar mapas mentais, desenvolver mnemônicos e outros. Identifique qual (ou quais delas) tem sido mais útil para você aprender e memorizar assuntos e intensifique-a ao longo de sua preparação.”

 

9 -- Faça muitos exercícios e revisões periódicas

 

“Como são muitos assuntos e disciplinas a serem estudadas, é indispensável que semanalmente os futuros candidatos façam revisões teóricas e exercícios à exaustão. É fundamental ficar relembrando cada tópico do programa, pois, caso contrário, a tendência é o aluno esquecer o que já estudou.”

 

10 -- Faça simulados

 

“Considero a realização de simulados uma das coisas mais importantes na preparação para um concurso. É indispensável que, ao concluir toda a teoria, o futuro candidato do concurso para a PM-RJ participe de turmas de simulados, onde possa treinar seus conhecimentos, seu emocional, a gestão do tempo, a marcação do cartão-resposta, entre outros aspectos. É muito diferente você realizar questões no conforto do seu lar, sem se preocupar com o tempo que será gasto, do que fazê-las em um dia de prova, onde você estará pressionado pelo tempo e sob a pressão emocional de estar concorrendo com milhares de pessoas. Ou seja, é fundamental também treinar e simular como será o dia da prova. Além de poder mensurar seu resultado e perceber onde você precisa melhorar seus estudos, isso lhe dará mais confiança para o ‘Dia D’do concurso.”