Advertisement

Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Barra Mansa ganha sala dentro do Ilha Clube

Novo espaço visa oferecer diferentes ações em benefício das pessoas com deficiência

 

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes (APAD) de Barra Mansa ganhou uma sala nesta sexta-feira, dia 24, dentro do Ilha Clube, no Ano Bom. A sala foi ofertada pelo presidente da unidade, deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (PDC), e tem o objetivo de oferecer um espaço de convívio, atendimento e orientação profissional para as pessoas com deficiência do município. No evento realizado hoje estavam, entre outros, a presidente da APAD e coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE) de Barra Mansa, Sônia Coutinho, e o vice-presidente da APAD, vereador Jefferson Mamede.

“Nós vamos acompanhar de perto esse trabalho que será de grande importância para todas as entidades que ainda não têm um espaço para trocar ideias. Temos muitos deficientes que precisam trabalhar e não sabem de que forma chegar até uma empresa. Eu quero continuar lutando pelas pessoas com deficiência. Nós temos que saber que não podemos cruzar os braços. A gente tem que enfrentar e ajudar da forma que puder”, comentou Sônia durante a apresentação.

O deputado Marcelo Cabeleireiro, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), destacou a importância do novo espaço cedido à APAD.

“Parece que é uma coisa pequena, mas é uma sala que foi aprovada pela diretoria do Ilha Clube. Sempre que a Sônia solicitou nosso clube, ele estava à disposição, porque nós reconhecemos o trabalho da APAD, do CEMAE e de outras entidades. É uma responsabilidade muito grande estar inserindo essas pessoas não só no mercado de trabalho mas também no meio da sociedade que muitas vezes as discrimina. Temos vários exemplos de pessoas que se superaram e estão entrando no mercado de trabalho. Isso dá uma dignidade pra elas”.

 

TRABALHO DA APAD

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Barra Mansa começou a atuar em 1987, nas dependências da antiga ETESP, atualmente CEMAE. Através da APAD, as pessoas com deficiência e os órgãos e instituições que trabalham em função deste público sempre se fizeram representar, ao comporem sua diretoria. Ao longo de sua existência, a Associação tem realizado diversas ações como palestras voltadas para pais, amigos e professores de pessoas com deficiência, participação em diferentes eventos e movimentos sociais e de políticas públicas, além do contato com empresas visando a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.