Advertisement

Área de tecnologia: especialista traz dicas de como reter talentos

'Head' de RH da msg global solutions no Brasil lista cinco orientações para os gestores diminuírem o 'turnover' e engajarem os colaboradores

São Paulo, junho de 2022 - O setor de TI deve crescer, em 2022, 9,4%. A previsão é da consultoria internacional IDC, principal empresa de pesquisa e análise do setor. A mesma empresa divulgou recentemente os dados sobre 2021, quando o segmento apresentou expansão de 8,5%, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia.

Uma companhia que exemplifica bem esse movimento de expansão é a msg global solutions, com sede na Alemanha e que chegou ao Brasil no final do ano passado. Pouco mais de seis meses depois, a empresa já contratou 41 funcionários de nível sênior no país. E possui outras 11 vagas abertas. O grande foco são contratações de profissionais com conhecimento em SAP para as frentes de Reinsurance, Papm e Food.

“Nosso plano de negócios possui um objetivo ousado: ser uma das três maiores consultorias SAP na América Latina até o fim de 2024”, enfatiza Meire do Carmo, head de RH da filial brasileira da empresa. Para atingir essa meta, a companhia projeta abrir, mensalmente, uma média de dez postos de trabalho até o fim de 2022.

Meire reforça que tal expansão, mesmo em um cenário de pandemia, é possível porque o setor de TI funciona como um motor econômico, dando suporte a outras áreas, “que precisaram se aperfeiçoar visando sua sobrevivência em um biênio tão complicado para as empresas como foi o último”, analisa.

Retenção de talentos
Outra experiência que a msg global solutions – presente em 23 países e com mais de 1.200 funcionários – traz para suas operações no Brasil é sua política para atração e retenção de talentos.

“Tradicionalmente os profissionais de TI são propensos a mudar de emprego com mais facilidade e rapidez do que a média do mercado. Para tentar minimizar essa prática dentro da msg, buscamos adotar uma política que visa, acima de tudo, ouvi-los, entendendo seus anseios e buscando ferramentas para mantê-los motivados”, afirma a head de RH.

O Brasil, a propósito, apresenta números importantes sobre essa rotatividade. De acordo com censo da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o nível de rotatividade no setor de TI no Brasil é superior à média da América Latina. Segundo a entidade, cada empresa brasileira do segmento, em média, admitiu 33 e demitiu 31 profissionais no último ano. Em outros 18 países da região, cada companhia contratou 30 e demitiu 21 funcionários no mesmo período.

Cinco dicas para reter talentos:
Abaixo, a executiva lista algumas ações que as empresas da área podem adotar para tentar minimizar o impacto do turnover em suas operações.

1. Ouça os profissionais, seja por meio da criação de uma Ouvidoria ou mesmo em encontros informais. O perfil desses colaboradores é de se expressar sobre suas necessidades profissionais.

2. Tenha atenção redobrada durante o processo seletivo. Identificar um talento é apenas o primeiro passo. Saber em que posição ele pode render mais talvez seja o maior desafio.

3. Demonstre que a empresa valoriza suas capacidades. Para isso, remunere e bonifique os profissionais, de forma a que se sintam realmente importantes dentro da empresa. “Os profissionais desse segmento valorizam formas de reconhecimento que vão além do financeiro”, explica Meire.

4. Tão ou mais importante que o salário é a oferta de oportunidades de capacitação. O profissional de TI é, acima de tudo, um curioso. Aprender é parte de sua trajetória profissional.

5. Tenha atenção ao clima dentro de sua empresa. O bom relacionamento entre funcionários é fundamental para aumentar a produtividade. Por isso, promover oportunidades de interação e troca de experiência entre os colaboradores de diferentes níveis e áreas, mesmo online, é uma excelente forma de tornar o clima organizacional mais leve e colaborativo.

Sobre as vagas abertas na empresa
A executiva destaca ainda que, além de contar com modelo de contratação CLT, com salários e benefícios compatíveis com o mercado e diversos programas internos de treinamentos, a msg possui diferenciais em seus benefícios, como seguro-saúde, dental, vale-alimentação e refeição, além de previdência privada e seguro de vida.

Os detalhes sobre as oportunidades abertas pela msg global solutions estão disponíveis no site da empresa, pelo link https://careers.msg-global.com/search/?createNewAlert=false&q=&optionsFacetsDD_country=&optionsFacetsDD_location=&optionsFacetsDD_customfield1=&locationsearch=brazil.

Sobre a msg global solutions
Fundada em 2008, na Alemanha, a msg global é uma das principais empresas internacionais de consultoria e desenvolvimento. Possui mais de 1.200 funcionários, receita de €131 milhões e operação em 23 países.
Os principais segmentos de atuação da companhia são seguros, bancos e alimentos, petróleo, gás, serviços públicos e manufatura, sendo parceira de destaque Solex da SAP.