Advertisement

Visita técnica prepara Hospital Regional para receber aparelho de ressonância magnética

Equipamento foi comprado pela Prefeitura de Volta Redonda para melhorar atendimento na rede pública de saúde

 

Uma equipe da empresa Siemens esteve na manhã desta terça-feira, dia 24, no Hospital Regional do Médio Paraíba Drª Zilda Arns Neumann, no bairro Roma, em Volta Redonda. Essa é a primeira visita dos técnicos para avaliar o espaço da unidade que vai abrigar o novo aparelho de ressonância magnética adquirido pela prefeitura – investimento de aproximadamente R$ 5,8 milhões. Com recurso de emendas de bancada de deputados federais do estado do Rio, o equipamento vai atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) da Região Sul Fluminense.

 

“Quando o prefeito Neto assumiu, tomou ciência da verba disponibilizada, e seguimos todos os tramites para liberação, e compramos o aparelho. A localização no Hospital Regional é estratégica, para poder atender toda a região, cumprindo a missão do hospital e melhorando o atendimento da rede pública, tanto em Volta Redonda quanto em outros municípios”, explicou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

 

Durante a visita, que contou com membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da direção do hospital, os técnicos avaliaram espaços e a infraestrutura de locais do prédio da unidade hospitalar para abrigar o novo equipamento. Foram sugeridas as adequações necessárias e a previsão é que o aparelho entre em funcionamento em outubro.

 

Equipamento com inteligência artificial

 

Utilizado em hospitais como Sírio-Libanês e Alemão Oswaldo Cruz (unidades que são referências no país), o aparelho de ressonância magnética é moderno, conta com recursos de inteligência artificial que permitirá maior produtividade, e tecnologia que permite realizar ressonância magnética de corpo inteiro – fator fundamental nos estudos oncológicos.

 

Outro diferencial é a capacidade de carga da mesa de exames, que suporta até 250kg, a maior capacidade de um equipamento da região, podendo realizar exames com facilidade em pacientes obesos. Também possui abertura de 70cm, que proporcionam mais conforto aos pacientes.

 

“Com a nova ressonância, o paciente terá acesso a exames de alta qualidade de imagem, realizados de forma até 50% mais rápida do que as ressonâncias convencionais em um ambiente confortável. Para quem se sente incomodado com ruídos e/ou claustrofobia, o aparelho possui recursos que reduzem significativamente esses efeitos”, explicou Denis Frossard de Andrade, que é gerente de Engenharia Clínica da SMS e acompanhou os técnicos da Siemens durante a visita.

 

O aparelho adquirido pela prefeitura conta ainda com recursos para exames cardíacos, oncológicos e vasculares, e permite realizar biópsia de mama por ressonância.

 

“Estou aqui há dois anos e com a redução de internações por Covid-19, estamos atendendo outros perfis de pacientes. E acredito que vai ser importantíssimo para a região, porque é um exame de alta complexidade. Não tem tantas ofertas como a demanda prevê. Vai ser muito importante poder prestar esse serviço ao cidadão do estado, ajudando bastante a rede de saúde da região”, contou Rodrigo de Costa Fortes, gerente administrativo do hospital.

 

O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu à bancada de deputados federais do Rio pelos recursos e à parceria com o Governo do Estado para implantar o novo equipamento na unidade em benefício da população do Sul do estado.

 

“Estamos unindo esforços, tirando importantes investimentos do papel, para melhorar a saúde da população. Além do aparelho de ressonância, os pacientes do SUS em Volta Redonda contarão em breve com os hospitais São João Batista, do Retiro (Dr. Munir Rafful) e a UPA Santao Agostinho totalmente reformados, melhorando ainda mais o atendimento na rede pública”, afirmou o prefeito.